PROTESTO

Alunos da UFMA continuam mobilizados contra regime interno

Os estudantes criaram uma página em uma rede social que já ultrapassa onze mil seguidores

Alunos da Ufma  continuam mobilizados  contra o novo regime interno

Nesta segunda-feira, 6, os protestos dentro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), diminuíram de acordo com informações repassadas por alunos da instituição.

Os protestos iniciaram após a divulgação de propostas do Regimento Disciplinar do Corpo Docente, divulgado semana passada, que continua gerando polêmica. Já se passaram alguns dias desde que a reitoria da universidade divulgou o regulamento, que proíbe o uso de drogas, relações sexuais, uso bebidas alcoólicas, participação em atos indisciplinares ou manifestações, dentro da instituição.
O estudante de Rádio e TV, Gabriel Magalhães, 19 anos, concorda em parte com o que é determinado pela reitora, mas afirma que, o local é para estudar, mas exagerar nas decisões prejudica os alunos.
“A universidade, além de ser um local de estudo, é um lugar para formação pessoal e crescimento em várias áreas e sempre foi um ambiente de livre expressão de seus alunos. O novo regimento acaba tirando isso. A UFMA é uma instituição pública, mantida com o dinheiro da população, temos que reclamar sim”.
Na última sexta-feira, 3, os alunos fizeram uma manifestação vestidos apenas com roupas íntimas, alguns de biquíni, para protestar contra uma das novas regras de vestimenta.
“Eu quero o meu direito de protestar, de falar que algo não está certo. É um direito meu e não acho que a universidade possa tirá-lo”, pontuou Gabriel.
O regimento proibiu também práticas de atos libidinosos que atentem contra a moral e os bons costumes no âmbito da instituição. Caso o aluno descumpra alguma das especificações feitas no documento será submetido a sanções disciplinares, que poderão variar entre uma advertência verbal a expulsão.
Os estudantes se manifestaram também pelas redes sociais, criando uma página no facebook, que levou o nome de “Segredos UFMA”, com várias sátiras criticando as regras impostas. Mais de onze mil pessoas se tornaram seguidores da página que é atualizada diariamente.
Diante do descontentamento a Universidade Federal do Maranhão, publicou nota de esclarecimento, afirmando que o texto do Regulamento Disciplinar Discente contém propostas apresentadas por membros do Conselho Universitário que serão ainda apreciadas, podendo ser acatadas ou não pelo relator.
O texto definitivo do documento para que ele assim possa produzir os efeitos no âmbito acadêmico ainda será finalizado, não havendo, portanto, até o momento, qualquer norma em vigência da pagina. Um dos pontos que mais chamou atenção é no parágrafo V do capítulo III que informa que será dever do aluno “porta-se sempre de acordo com os princípios da ética e da moral”.
Nesta terça-feira, 7, os estudantes planejam uma nova manifestação. Segundo a organização das mobilizações, haverá um “Ponche de Protesto”, a partir das 18h dentro da universidade.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias