ENSINO SUPERIOR

UFMA é a terceira universidade mais procurada por candidatos no SISU

Como cada estudante pôde fazer até duas opções de curso pelo sistema on-line, foram registradas 2.302.722 inscrições

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a terceira instituição mais procurada pelos candidatos. De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), com 136.480 inscrições, a UFMA ficou atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 139.406 e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 176.285. O curso de medicina, com 185.818 pedidos, lidera o interesse, seguido de direito (128.929) e administração (95.272). O Sistema de Seleção Unificada (SISU) registrou 1.192.622 inscritos nesta segunda edição de 2015. Como cada estudante pôde fazer até duas opções de curso pelo sistema on-line, foram registradas 2.302.722 inscrições.
Foto: Arquivo pessoal.


Arquivo pessoal

Laís Silva foi uma das mais de 136 mil pessoas inscritas para concorrer às mais de 3.300 vagas ofertadas pela UFMA na segunda edição do SISU 2015

A UFMA ofertou, nesta segunda edição, 3.338 vagas para o segundo semestre de 2015, sendo 1.742 vagas para o campus São Luís, 436 vagas para o campus Imperatriz, 290 vagas para Pinheiro, 210 para São Bernardo, 170 para o campus Codó, 170 vagas para Chapadinha, 120 para Grajaú, 120 para o campus Bacabal e 80 vagas para o campus Balsas. Entre os mais de 136.480 inscritos, a jovem Laís Silva, de 20 anos, moradora do município de Matões do Norte, a 158 km de São Luís, conta que depois de concorrer por quatro vezes a vagas na Universidade Federal do Maranhão, pelo SISU, enfim realizou seu sonho de entrar para a UFMA. Ela, que vai cursar a faculdade de Letras, com habilitação em Língua Inglesa, conquistou uma das três vagas disponíveis na modalidade ‘pretos e pardos, estudantes de escola pública, com renda familiar menor ou igual a 1,5 salário’.

“Meu maior sonho sempre foi estudar na UFMA. Costumava passar em frente da universidade e imaginar o dia em que seria aprovada para estudar lá… Algo até então distante da realidade em que me encontro. Mas o SISU me proporcionou a oportunidade de realizar este sonho, não consigo descrever a alegria e emoção que senti ao ver que fui aprovada, só tenho a agradecer a Deus por ter me dado tão grande conquista”, relata emocionada.
Inscrições por estado
Em relação ao número de inscrições por estado, o Maranhão também se destaca. O estado aparece entre as 10 unidades da federação com maior número de inscritos no SISU 2015.2. Com as 136.480 inscrições, o Maranhão teve a quinta maior quantidade de candidatos a vagas em universidades federais no segundo semestre de 2015. O Maranhão também é destaque entre os estados de origem dos candidatos a vagas disponíveis no SISU. De acordo com os números do MEC, das 1.192.622 pessoas que se inscreveram na segunda edição do SISU 2015, 60.108 são maranhenses, o que coloca o estado na sétima colocação entre as 27 unidades da federação.
Nacional
Dentre os inscritos, 57% são mulheres. Do total geral, 60% dos candidatos (720.201) têm idade entre 18 e 24 anos. Os estados com maior número de inscritos são Minas Gerais (170.761), Rio de Janeiro (140.788) e São Paulo (125.584).
Nesta edição do Sisu, foram abertas 55.571 vagas. Consideradas as duas edições do ano, são 261.085 em 2015, o que representa acréscimo de 17% em relação às 222.813 oferecidas em 2014. Este ano, o governo federal totaliza 726.640 vagas abertas na educação superior, com todas as edições do SISU, do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Por meio do SISU, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas de educação superior oferecem vagas a participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste segundo semestre, puderam concorrer os candidatos que participaram do Enem de 2014 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero.
O resultado desta edição está disponível na página do SISU na internet. As matrículas serão realizadas nos dias 19, 22 e 23 próximos. O prazo para manifestar interesse em integrar a lista de espera termina no dia 26. A convocação, pelas instituições, dos candidatos da lista de espera está prevista para 2 de julho.
 Matrículas suspensas
Em greve, trabalhadores em educação da UFMA aprovam a suspensão das matrículas do SISU

Em assembleia geral de greve realizada na tarde da última quarta-feira (17), os técnico-administrativos em educação da UFMA, aprovaram por unanimidade a suspensão das matrículas do Sistema de Seleção Unificada (SISU) acompanhando a orientação aprovada no Comando Nacional de Greve – CLG/Fasubra, em Brasília.

Os trabalhadores denunciam as precárias condições que os estudantes aprovados para a UFMA irão encontrar na universidade, depois, principalmente, do corte de verbas realizado pelo Governo Federal no início do ano na ordem de 9 bilhões de reais. A falta de recursos está inviabilizando a manutenção até mesmo de serviços essenciais na universidade, a exemplo da falta de pagamento dos fornecedores de alimentos do restaurante universitário, que pode fechar a qualquer momento.
As matrículas estão suspensas desde ontem e segue na próxima segunda-feira, dia 22, e terça-feira, dia 23, como forma de pressionar o Governo Federal, através do Ministério da Educação – MEC, e Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, a atender a pauta de reivindicações que se estende desde o ano de 2012. A reposição de 27,3% no piso salarial, a realização de concurso público para preenchimento de todas as vagas em aberto, a devolução e repasse de verbas para a UFMA, além do reposicionamento dos aposentados e pensionistas no Plano de Carreiras da categoria são algumas das principais reivindicações do movimento.
Ao longo dos próximos dias ações sistemáticas de fechamento das bibliotecas da universidade, setores administrativos e Hospital Universitário serão paralisados na tentativa de efetivar o encaminhamento das negociações com o governo, disse Mariano Azevedo, presidente do Sintema.
Os trabalhadores em educação estão buscando diálogo com os estudantes através do Diretório Central de Estudantes – DCE, e com os professores através das entidades representativas (Apruma e Sindufma) no intuito de construir uma greve unificada, e assim, sensibilizar toda a comunidade universitária e a sociedade em geral acerca da problemática que passa o ensino superior do país. “A sociedade precisa entender que nós estamos lutando por todos nós”, disse Jorge Mendes, dirigente sindical e membro do Comando Local de Greve – CLG/Sintema.
Ainda durante a assembleia, durante os informes, foi repassado aos presentes que os professores da UFMA estão em greve desde o dia 10 de junho, e que os trabalhadores do IFMA, campus Maracanã, estão em estado de greve podendo deflagrar o movimento a qualquer momento.
Os membros da mesa disseram que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu liminar favorável à Fasubra, abrindo prazo de 10 dias para que o MEC e MPOG, se manifestem sobre a greve dos trabalhadores em educação de todo o país. A pressão é para que o Governo negocie de fato e encaminhe as demandas debatidas exaustivamente ao longo de anos na mesa de negociação da categoria com o MEC.
 
Internauta você pode compartilhar pelo Whatsapp no número (98) 9 9188 8267, informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias