Com a finalidade de discutir políticas públicas que visem assegurar a melhoria da educação indígena no Maranhão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, na quinta-feira, dia 18, na Regional de Educação de Barra do Corda, o Encontro Formativo sobre o Transporte e Alimentação Escolar Indígena.
Na oportunidade foram explanadas ações para garantir que estudantes das escolas indígenas, que utilizam o transporte escolar, sejam transportados com segurança, e tenham acesso a uma alimentação escolar de qualidade. Além disso, foram esclarecidas dúvidas de como se dará o processo de contratação e fiscalização do transporte e alimentação escolar indígena.
A iniciativa integra ações da macropolítica educacional do governo Flávio Dino – ‘Escola Digna’. Com a nova política desenvolvida pela Seduc, o programa transporte escolar indígena se dá de forma descentralizada, com recursos repassados a cada escola por meio da Caixa Escolar. A unidade escolar mais próxima da escola fica responsável pela contratação e fiscalização do programa.
“Com a descentralização, além do repasse do recurso feito por meio da Caixa Escolar, foi designada uma pessoa responsável pelo transporte e alimentação Escolar Indígena, em cada Unidade Regional de Educação, possibilitando que a fiscalização seja feita de maneira mais eficiente, garantindo que nossos estudantes sejam transportados por veículos regularizados e com segurança”, ressaltou a superintendente de Assuntos Jurídicos da Seduc, Silvana Carla Costa dos Santos.
Participaram do encontro, o adjunto de coordenação de Regionais da Educação, Fábio Rondon Campos Pereira, representando a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres; Claudinei Rodrigues, superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais; Gildete Elias Dutra, supervisora de Educação Indígena; Djamara Almeida Silva, superintendente de Suporte Educacional; Ewaldo Calisto de Sousa, supervisor de Transporte Escolar; além de representantes dos demais setores da Seduc relacionados ao tema.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267, informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial