FESTAS JUNINAS

Sesc inicia a programação do Balaio de Sotaques 2015 nesta terça-feira

A programação segue até o dia 26 de junho na Unidade Sesc Deodoro e 27 no Sesc Turismo com muitas atrações locais, brincadeiras juninas e comidas típicas

Foto: Divulgação.


Divulgação

Boi de Axixá

O batizado do Boi Brilho do Sesc sob as bênçãos do padre Orlando Ramos marcou o início do período junino no Balaio de Sotaques. A festividade segue animada no Sesc Deodoro com uma programação recheada de atrações culturais no dia 23 de junho, a partir das 18 horas. Na agenda, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa e grupos de bumba-meu-boi, encerrando com a bela apresentação do Boi de Morros. Na Unidade Sesc Turismo, o Balaio de Sotaques abre as portas ao público no dia de São João, 24 de junho, também ao ritmo de brincadeiras variadas, com destaque para o sotaque de costa de mão do Boi de Rama Santa, Cia Barrica e show musical de forró.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Boi Brilho do Sesc

O Boi Brilho do Sesc, composto por integrantes do Trabalho Social com Idosos (TSI), abre a noite do Sesc Deodoro do dia 23 de junho com muita energia, às 18 horas. Em seguida, o tambor de crioula entra em cena para movimentar o público do Balaio de Sotaques com o grupo “Arte Nossa”. Acelerando o ritmo, as caixas e melodia envolvente do cacuriá “Assa Cana” dão continuidade à programação. A beleza da dança portuguesa “Raízes de Portugal” é a penúltima atração da noite. A atração mais aguardada é o Boi de Morros, um dos mais tradicionais bois do estado que há 39 anos leva seu esplendor e magia aos palcos maranhenses, sempre muitas cores e alegria.
E no dia de São João, o Sesc preparou uma agenda especial nas Unidades Sesc Deodoro e Sesc Turismo. O tradicional tambor de crioula do Mestre Amaral dá as boas vindas ao público do Balaio de Sotaques que escolher a Unidade Deodoro para comemorar o dia do “santo festeiro”. A noite traz ainda a Cia de Dança Piaçaba com o melhor da cultura popular maranhense. Em seguida, dois dos mais tradicionais bumba-meu-boi do estado: o Boi de Axixá com toda a sua beleza abrilhanta a noite ao som da conhecida toada Bela Mocidade e o Boi de Nina Rodrigues com uma apresentação permeada pela paixão ao sotaque de orquestra.
Já no Sesc Turismo Olho D’Água, a festança começa a partir das 20 horas, com o boi de orquestra de São Simão e o tradicional colorido da quadrilha “Flor do Sertão”. O Sesc com o objetivo de valorizar a cultura do estado, traz em sua programação o sotaque costa de mão do Boi de Rama Santa, conhecido pela sua originalidade e forma exótica de tocar seus pandeirões com a costa da mão. A Cia Barrica promete também animar o público, na quarta-feira (24), em uma bela apresentação que perpassa por todos os sotaques maranhenses através do canto, dança, música e o artesanato local. A animação do show musical “Forró Bom Demais” é uma atração a parte que promete contagiar os visitantes do Balaio de Sotaques. A apresentação acontece das 20 às 23 horas.
Além das danças, a conscientização também faz parte da agenda do arraial do Sesc. A campanha Balaio da Saúde distribui kits com folderes informativos e preservativos e sensibiliza os visitantes sobre os riscos das DST’s e da mistura álcool e direção.
A programação do Balaio de Sotaques segue até o dia 26 de junho na Unidade Sesc Deodoro e 27 no Sesc Turismo com muitas atrações locais, brincadeiras juninas e comidas típicas. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem doar um quilo de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil Sesc, que será revertido em refeições para as instituições sociais assistidas. Toda a programação do Balaio de Sotaques está disponível no www.sescma.com.br.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias