O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) inicia oficialmente, neste final de semana, a operação ‘São João com Segurança’. Estarão sendo desencadeadas de ações de prevenção de incêndio e acidentes durante o período junino, garantindo diversão com segurança aos maranhenses e turistas que visitam a ilha nesta época do ano.
O plano de ação foi definido em reunião do Comando da Corporação com os comandantes operacionais metropolitano e especializado. A festa tradicional, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís, prossegue até 30 de junho, com a celebração de São Marçal.
Para o período, os bombeiros terão equipes empregadas nos arraiais do servidor (Ipem), da Praça Maria Aragão, da Vila Palmeira, Ceprama, Largo do Santo Antônio, Praça Faustina, Nauro Machado, Casa do Maranhão, dos Vivas, e em vários outros, espalhados pelos bairros de São Luís.
“Essa é uma época de grandes festividades e manifestações culturais em nosso estado e nossa intenção do governo Flávio Dino é que esses eventos transcorram com tranquilidade. Nesse sentindo, definimos todo um conjunto de ações de proteção e de defesa civil, a partir de um plano operacional de intervenção imediata, para que maranhenses e turistas possam ter a segurança e estrutura da Corporação nos eventos juninos. Nossos bombeiros foram distribuídos para atender aos principais arraiais e festejos promovidos pelo Governo e a Prefeitura de São Luís”, disse o coronel Célio Roberto.
Os trabalhos consistirão na realização de vistorias nas barracas, a fim de verificar o cumprimento das normas de segurança que foram repassados durante a montagem da estrutura desses espaços. Nos principais arraiais da ilha, devido a grande concentração de pessoas, as guarnições serão distribuídas na parte externa para evitar que ocorram incêndios e outros incidentes.
Já dentro dos largos, os militares averiguarão as condições de equipamentos de segurança, extintores de incêndio, além de saídas de emergência e rotas de fuga. As atividades de prevenção contra incêndios, acidentes, pânico, salvamentos, e atendimentos pré-hospitalares serão efetivadas com a presença de guarnições fixas nestes locais, munidos de equipamentos e materiais operacionais, como extintores de incêndio para combate a focos de incêndio e materiais de primeiros socorros e atendimento de resposta rápida.
O Arraial do Ipem (servidor) ficará sob a coordenação da Companhia de Bombeiros de Eventos Especiais. Já o da Vila Palmeira terá a presença de militares do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS). Os do Ceprama, Largo do Santo Antonio, Casa do Maranhão serão de responsabilidade do 1º BBM.
Na Maria Aragão terá um Posto de Comando Integrado (PCI), reunindo o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, Polícia Civil e os órgãos municipais, como a Guarda Municipal e agentes de trânsito. Estão sendo escalados, também, militares da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, dos batalhões de Bombeiros Ambiental (BBA), de Emergência Médica (BBEM), 1ª Academia Independente Especializada, Academia Josué Montello e de departamentos e seções do CBMMA, que atuarão com todo suporte do trem de socorro, composto por viaturas de combate a incêndio, ambulâncias de resgate e salvamento e viaturas para a realização das atividades e rondas.
Fiscalizações
Equipes da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estão fazendo um trabalho de orientação e fiscalização nos horários em que acontecem as brincadeiras, observando as estruturas de palco, som, iluminação, funcionamento das barracas, dos postos de vendas de fogos de artifício e observando o cumprimento das normas previstas no Código de Prevenção de Incêndio e Pânico.