FISCALIZAÇÃO

São João 2015 terá ações preventivas do Corpo de Bombeiros na capital

As equipes atuarão nos arraiais do Ipem, da Praça Maria Aragão, da Vila Palmeira, Ceprama, Largo do Santo Antônio, dos Vivas e outros

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) inicia oficialmente, neste final de semana, a operação ‘São João com Segurança’. Estarão sendo desencadeadas de ações de prevenção de incêndio e acidentes durante o período junino, garantindo diversão com segurança aos maranhenses e turistas que visitam a ilha nesta época do ano.
O plano de ação foi definido em reunião do Comando da Corporação com os comandantes operacionais metropolitano e especializado. A festa tradicional, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís, prossegue até 30 de junho, com a celebração de São Marçal.
Para o período, os bombeiros terão equipes empregadas nos arraiais do servidor (Ipem), da Praça Maria Aragão, da Vila Palmeira, Ceprama, Largo do Santo Antônio, Praça Faustina, Nauro Machado, Casa do Maranhão, dos Vivas, e em vários outros, espalhados pelos bairros de São Luís.
“Essa é uma época de grandes festividades e manifestações culturais em nosso estado e nossa intenção do governo Flávio Dino é que esses eventos transcorram com tranquilidade. Nesse sentindo, definimos todo um conjunto de ações de proteção e de defesa civil, a partir de um plano operacional de intervenção imediata, para que maranhenses e turistas possam ter a segurança e estrutura da Corporação nos eventos juninos. Nossos bombeiros foram distribuídos para atender aos principais arraiais e festejos promovidos pelo Governo e a Prefeitura de São Luís”, disse o coronel Célio Roberto.
Os trabalhos consistirão na realização de vistorias nas barracas, a fim de verificar o cumprimento das normas de segurança que foram repassados durante a montagem da estrutura desses espaços. Nos principais arraiais da ilha, devido a grande concentração de pessoas, as guarnições serão distribuídas na parte externa para evitar que ocorram incêndios e outros incidentes.
Já dentro dos largos, os militares averiguarão as condições de equipamentos de segurança, extintores de incêndio, além de saídas de emergência e rotas de fuga. As atividades de prevenção contra incêndios, acidentes, pânico, salvamentos, e atendimentos pré-hospitalares serão efetivadas com a presença de guarnições fixas nestes locais, munidos de equipamentos e materiais operacionais, como extintores de incêndio para combate a focos de incêndio e materiais de primeiros socorros e atendimento de resposta rápida.
O Arraial do Ipem (servidor) ficará sob a coordenação da Companhia de Bombeiros de Eventos Especiais. Já o da Vila Palmeira terá a presença de militares do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS). Os do Ceprama, Largo do Santo Antonio, Casa do Maranhão serão de responsabilidade do 1º BBM.
Na Maria Aragão terá um Posto de Comando Integrado (PCI), reunindo o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, Polícia Civil e os órgãos municipais, como a Guarda Municipal e agentes de trânsito. Estão sendo escalados, também, militares da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, dos batalhões de Bombeiros Ambiental (BBA), de Emergência Médica (BBEM), 1ª Academia Independente Especializada, Academia Josué Montello e de departamentos e seções do CBMMA, que atuarão com todo suporte do trem de socorro, composto por viaturas de combate a incêndio, ambulâncias de resgate e salvamento e viaturas para a realização das atividades e rondas.
Fiscalizações
Equipes da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estão fazendo um trabalho de orientação e fiscalização nos horários em que acontecem as brincadeiras, observando as estruturas de palco, som, iluminação, funcionamento das barracas, dos postos de vendas de fogos de artifício e observando o cumprimento das normas previstas no Código de Prevenção de Incêndio e Pânico.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias