ABANDONO

Residencial Nova Terra sofre por falta de infraestrutura e políticas assistenciais

Moradores do Residencial Nova Terra, em São José de Ribamar denunciam problemas no bairro como ruas esburacadas, esgoto a céu aberto, entre outros entraves

Foto: Gilson Teixeira / O Imparcial .


Gilson Teixeira / O Imparcial

O tráfego de veículos e pedestres se torna mais complicado por conta dos buracos

Moradores do Residencial Nova Terra clamam por socorro. A comunidade, situada no município de São José de Ribamar, com 4,51 mil casas e aproximadamente 15 mil moradores, está repleta de problemas, como ruas esburacadas, esgoto a céu aberto, feira improvisada, entre outros entraves na infraestrutura. A reportagem esteve no local e ouviu a angústia das famílias afirmando estarem desamparadas pelo poder público.
Renato Arujo Souza - Bairro Nova Terra de São José de Ribamar sofre com problemas de infraestrutura foto Gilson Teixeira (9)

De acordo com o presidente do Residencial Nova Terra e adjacências, Renato Araújo Souza, mais conhecido como “Renatinho”, as dificuldades encontradas pelos moradores são inúmeras, desde a pavimentação das ruas até a falta de escola. Muitas crianças têm que se deslocar para outros bairros para conseguir estudar, pois na comunidade não existe escola. Ele destacou também que há um posto médico na comunidade e já pronto para funcionar, contudo, ainda não há pessoal para atender aos moradores.

Jeicilane Vasconcelos - Bairro Nova Terra de São José de Ribamar sofre com problemas de infraestrutura foto Gilson Teixeira

A dona de casa Jeicilane Vasconcelos , tem quatro filhos: Beatriz de 5 anos, Gabriel de 2 anos, Leonardo de 8 e Anderson de 9. Nenhum deles estuda. Ela explicou que há dois anos os menores estão matriculados em uma creche que está em construção. “Eu estou esperando que fique pronta logo essa creche e que em breve seja construída uma escola, pois não tenho condições de colocar em escola particular e estão todos fora da escola”, lamentou.

Jeicilane acrescentou ainda que, quando os filhos adoecem, é difícil até para a ambulância chegar ao Residencial, porque os buracos impedem os veículos. “Já saí várias vezes com Gabriel, meu filho, para outra localidade quando precisamos de atendimento médico”, conta.
O peixeiro José Teixeira Lima reclamou ainda de uma feira improvisada no local com bancas, sobre elas ficam as verduras, legumes e peixes. Outro problema destacado por ele é a falta de segurança pública no local. “A segurança fica muito a desejar, pois existe apenas uma viatura que roda apenas durante a noite e não há um posto de polícia permanente no local”, reclamou.
A moradora Dirlene Santos reclamou que o valor da conta de água vem alto, quando na verdade o serviço de esgoto oferecido pela empresa Odebrecht Ambiental não está atendendo às necessidades dos moradores. “Os bueiros estão sem tampas e, quando chove, o residencial fica horrível, um odor terrível, por causa do esgoto a céu aberto. Mas a conta chega no dia certo e com o valor alto”, desabafou.
Os moradores também apontaram como um grave problema algumas casas que nunca foram acabadas, e que foram saqueadas. O pastor, José Antônio Barroso falou que ainda existem invasores no residencial e que muitas casas foram saqueadas, pois ainda não foram ocupadas pelos seus donos. “Quando vamos reclamar a prefeitura joga a responsabilidade para Caixa Econômica Federal e a Caixa joga pra prefeitura. Fica então esse jogo de responsabilidade e quem perde somos nós”, disse.
Prefeitura delega responsabilidade à Caixa Econômica Federal
De acordo com a prefeitura de São José de Ribamar, o Residencial Nova Terra foi implantado pela Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa Minha Vida, e ainda não foi entregue oficialmente ao município. A prefeitura alega também que as ações de recuperação de sua infraestrutura, tais como das casas e até de vias construídas pelas empresas contratadas pela CEF, ainda são de responsabilidade da própria Caixa e das referidas construtoras.
Ainda de acordo com a prefeitura, a Unidade Básica de Saúde do Residencial já está com sua estrutura física pronta aguardando apenas instalação de equipamentos. Será entregue no fim deste primeiro semestre ou começo do próximo. A Creche Municipal também está com sua estrutura física pronta aguardando apenas mobiliário e será inaugurada neste primeiro semestre ou começo do próximo.
Existe uma feira que foi implantada, de forma desordenada, pelos próprios moradores, a prefeitura já conversou com estes moradores e existe uma ideia de implantação de um espaço público destinado para este fim no Residencial. Caso seja consenso entre os moradores e poder público (as tratativas ainda estão em curso), o município tentará viabilizar recursos para implantação do referido espaço público.
Em relação à escola, no Residencial há um anexo da Escola Municipal São José dos Índios, este anexo está em pleno funcionamento, atendendo à comunidade.
Por fim, o município tem pretensões, sim, de, o mais breve possível, implantar uma nova Escola Municipal no habitacional e também possui um plano de recuperação da malha viária da cidade que será executado, tão logo passe o período das chuvas e que também irá beneficiar os moradores do Residencial.
Policiamento
Segundo informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio do 13º Batalhão da Polícia Militar, serão intensificadas as operações no Residencial Nova Terra e regiões adjacentes, com o intuito de coibir roubos a residências na localidade.
Ainda de acordo com o 13º BPM, o policiamento é realizado diariamente pela viatura permanente de área do ronda da comunidade e equipes motorizadas. Existe o reforço de viaturas do Grupo Tático Móvel (GTM) e Coordenador de Policiamento de Unidade(CPU) em operações realizadas com o intuito de coibir atos delituosos.
A SSP-MA disponibiliza para a comunidade os números da Ronda da Comunidade (99169 9822) da CPU da Unidade (99156 8967) e o 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) para registro de ocorrências.
Esgoto
A empresa Odebrecht Ambiental, responsável pelo sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios de São Jose de Ribamar e Paço do Lumiar, informou que está trabalhando para sanar as deficiências construtivas do Residencial Nova Terra.
Desde fevereiro de 2015, quando assumiu a concessão, a empresa tem realizado melhorias na infraestrutura destes serviços, incluindo a manutenção dos poços, com a troca de bombas, limpeza e implantação de tratamento de água através de cloração.
No que se refere à rede de esgoto, a concessionária realizou um trabalho intensivo de limpeza dos Pontos de Visita (PV) e desobstrução de redes de esgoto. Este trabalho deve ser encerrado ainda neste mês de junho com substituição das tampas dos PVs.
Ainda de acordo com a Odebrecht Ambiental, foram colocadas em operação estações elevatórias que deveriam atender ao Residencial e estavam inativas. Em relação aos valores da conta de água, os moradores do Residencial são taxados de acordo com a tarifa aplicada no município inteiro, que é definida pela Câmara de Regulação. Em caso de dúvida sobre a fatura, o cliente pode procurar a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001, serviço gratuito para ligações de telefones fixos e móveis, disponível 24h ou na loja de atendimento de cada município.
Em contato com a Caixa Econômica, por meio de telefone, não conseguimos retorno até o fechamento desta edição.
Internauta você pode compartilhar pelo whatsapp no número (98) 9 9188 8267, informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias