COMPANHIAS AÉREAS

Redução no número dos voos comerciais causa transtornos

Durante o dia, o aeroporto permanece praticamente vazio, já durante a madrugada, cerca de seis a oito voos chegam e partem simultaneamente lotando o local

Foto: Honório Moreira / O Imparcial.


Honório Moreira / O Imparcial

No período da manhã, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado permanece praticamente vazio

Durante o dia, sobretudo, no período da manhã, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado permanece praticamente vazio. Já durante a madrugada, cerca de seis a oito voos chegam e partem simultaneamente, com intervalos de apenas de cinco minutos entre eles, lotando o saguão de entrada do local. A causa do transtorno foi a repentina redução no número de voos comerciais das companhias aéreas Tam, Gol e Azul, que atuam no aeroporto.
Foto: Gilson Teixeira / O Imparcial.


Gilson Teixeira / O Imparcial

Fora o congestionamento, os usuários das linhas aéreas reclamaram também das extensas filas

“O horário mais lotado e com grande movimento é entre 1h30 e duas horas da manhã, durante a semana, principalmente, as terças, quartas, quintas e sextas”, disse uma funcionária que preferiu não se identificar. Durante os horários citados por ela, a maioria dos funcionários está trabalhando, já durante o dia, os guichês ficam praticamente vazios, com um até no máximo três funcionários.
Atuando como taxista no aeroporto há oito anos, Joseph França afirma que essa concentração especialmente na madrugada prejudica o lucro dele e dos demais taxistas da cooperativa oficial do local. “Fica difícil atender tanta gente e, aproveitando a situação, os taxistas piratas e vans também não credenciadas para trabalharem aqui vêm e levam também os clientes. Além disso, o congestionamento neste horário fica pior que o normal”, comenta.
Fora o congestionamento, os usuários das linhas aéreas reclamaram também das extensas filas: “Fica difícil viajar neste horário. Mesmo chegando cedo, temos de enfrentar uma enorme fila devido a vários voos de embarque e desembarque. Mas é o jeito, não há muitas opções”, afirmou a corretora de imóveis Sophia Menezes.
Outro problema enfrentando pelos usuários do transporte aéreo é a demora para pegar as malas. Sérgio Sampaio é executivo e viaja constantemente a trabalho. Ele afirma que, por causa do tumulto, espera vários minutos por suas malas: “São muitas pessoas chegando de madrugada, então o número de malas a circular na esteira aumenta, espero mais de meia hora para pegar apenas uma bagagem”, comenta.
Procon notifica companhias aéreas
Após tomar conhecimento, por meio de denúncias, que as companhias aéreas Gol, Azul e TAM reduziram voos comerciais em todo o estado do Maranhão, sem justificativa, o Procon-MA notificou, no final da semana passada, todas as empresas com atuação no Estado. O documento solicita o reestabelecimento dos trechos que foram cancelados e que apresentem justificativas para a interrupção da prestação de serviços.
Caso as companhias não atendam as determinações do órgão, estarão sujeitas a penalidades administrativas e cíveis cabíveis, além de serem responsabilizadas por crime de desobediência. O Procon é vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
Segundo o diretor-geral do órgão, Duarte Júnior, o governador Flávio Dino reduziu a alíquota do ICMS do querosene de aviação, no dia 18 de março de 2015, com o objetivo de ampliar a malha aérea em âmbito estadual de modo a potencializar e fomentar o turismo no Estado. O diretor informou, ainda, que os valores praticados pelas companhias no estado se mostram superiores aos preços praticados em outros estado do Brasil.
“Mesmo com a redução do tributo, as companhias áreas cancelaram trechos de voos, caracterizando irregularidade na prestação de serviços, vez que a liberdade de escolha aplicada a produtos e serviços inadequados significa infração à legislação consumerista, como afirma o artigo 6, inciso II, do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, deveriam informar previamente aos consumidores sobre o cancelamento e aumento dos valores, fato que não ocorreu”, explicou.
Sobre o assunto, a reportagem entrou em contato com a Infraero. Esta informou que a responsabilidade tanto dos preços das passagens, transporte das bagagens quanto dos horários estabelecidos são a critério das empresas responsáveis pelos voos. Em resposta a O Imparcial, a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras alegou, por meio de nota que “não obstante ter realizado ajustes em sua malha aérea, permanece cumprindo a legislação vigente com seus voos regulares no Estado do Maranhão. A resposta ao Procon será apresentada tempestivamente”.
Mais sucinta, a empresa Tam Linhas Aéreas informou à reportagem que mesma prestará esclarecimentos e todas as informações diretamente ao Procon do Maranhão. Até o fim desta edição, tentamos contato com a empresa Gol Linhas Aéreas porém sem sucesso no retorno. 
 
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