EDUCAÇÃO

Realizada 3º webconferência sobre Educação e Diversidade Étnico-Racial

O evento foi, transmitido para os 25 polos, que contemplam as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão e contou com a participação de representantes do poder público e de estudantes

Com o título “Coisa de Preto”, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, na quinta-feira, 18, a 3ª web conferência sobre Educação e Diversidade Étnico-Racial. O evento ocorreu no auditório UemaNet, transmitido para os 25 polos, que contemplam as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão e contou com a participação de representantes do poder público e de estudantes.
O ciclo de webconferências tem o objetivo de estimular reflexões sobre as relações raciais, sociais e culturais na sociedade brasileira/maranhense a partir das discussões provocadas pela Organização das Nações Unidas/ONU, da Década Internacional dos Afrodescendentes 2015/2024.
Georgeana Santos, supervisora de Educação Escolar Quilombola e de Preservação Étnicos Raciais da Seduc, destacou a importância da realização desses eventos. “Nós escolhemos datas marcantes para o calendário da educação das relações étnicos raciais para a composição desse ciclo de webconferências. Nosso objetivo é fazer um ciclo de discussão, reflexões aprofundadas, e que sejam contínuas, para fortalecer o conhecimento sobre as contribuições dos afrodescendentes para nossa história”, relatou.
Na oportunidade foram discutidas temáticas como políticas de igualdade racial: desafios e conquistas; africanidade e religiosidade; educação e resistência cultural; população negra e a conquista da terra.
Marcos Vinicius Almeida, estudante do terceiro ano da Escola José Justino Pereira, comentou sobre os benefícios de participar de momentos como esse. “Este evento atrai os alunos para debater o tema, e assim podemos articular novas ações que valorizem a cultura afrodescendente, porque ela tem uma história em nosso estado”, disse.
Participaram do evento o secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro de Sousa; a secretária Executiva do Fórum Permanente de Educação e Diversidade do Estado do Maranhão, Maria do Socorro Coêlho Botelho; os professores Firmino Inácio Fonseca Neto e Viviane Oliveira Barbosa.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias