ALISAMENTO

Mulher perde o cabelo após passar por procedimento em salão de São Luís

Laudo médico constatou que o couro cabeludo de Sinaria Santos Sá ficou muito ferido devido a queimaduras. A suspeita é que o cabeleireiro tenha usado um produto à base de formol

Mulher perde o cabelo após passar por procedimento em salão do São Bernardo

Uma jovem teve o cabelo danificado e corre o risco de ficar careca depois de utilizar um produto que prometia alisar os cabelos em poucos minutos. O caso ocorreu no último dia 19 em um salão de beleza localizado no bairro São Bernardo, em São Luís.

De acordo com Sinaria Santos Sá, ela frequentava o salão há quase dois anos, mas nunca havia feito o procedimento conhecido como selagem. Ao usar uma mistura feita pela dona do salão, supostamente à base de formol, sentiu fortes dores no couro cabeludo, mas já era tarde demais, pois havia perdido grande parte do cabelo.
A cabeleireira, que também é proprietária do salão, costumava fazer a prova do toque para identificar a resistência do cabelo em relação ao produto. No entanto, segundo a vítima, no dia do incidente, a profissional apenas fez a mistura e aplicou no cabelo da cliente. Em instantes ela sentiu uma queimação e fortes dores na cabeça.
Mulher perde o cabelo após passar por procedimento em salão do São Bernardo
Sinaria relata que informou à cabeleireira sobre as dores e foi alertada de que era totalmente normal. Passados alguns instantes, com forte cheiro de queimado, a profissional pediu que a touca fosse tirada, mas já era tarde. A jovem já havia perdido parte do cabelo e estava com ferimentos nas partes onde o produto teve contato.
“Ela não realizou a prova do toque, apenas fez uma mistura de produtos e colocou no meu cabelo. Ela passou o produto e, cinco minutos depois, minha cabeça começou a doer muito. Fui lavar o cabelo e ele começou a cair inteiro”, conta Sinaria.
Depois a cabeleireira chamou a cliente para o lavatório e começou a passar um produto atrás do outro, e nada resolveu as dores.
Sinaria descreve que se desesperou, começou a chorar e a gritar por conta da situação. Para ela, a proprietária do salão não prestou a devida assistência, e ainda culpou a cliente pelo problema. Em seguida, a vítima entrou em contato com a irmã que se dirigiu ao estabelecimento, e percebendo seu estado emocional, também se descontrolou e jogou alguns produtos no chão.
O caso foi encaminhado no mesmo dia para o Plantão Central de Polícia Civil da Cidade Operária, onde o Boletim de Ocorrência foi registrado e as partes envolvidas foram ouvidas. O caso está sendo averiguado.
Em contato com o salão onde foi realizado o procedimento capilar, a proprietária se recusou a conceder entrevista. Entretanto, assegurou que não faz manipulação com formol em seu estabelecimento, e apenas utilizou produtos de relaxamento e hidratação. O salão é registrado há dois anos, mas realiza serviços estéticos há sete anos. “Nunca houve um caso assim antes” apontou a dona. Ela também alegou que foi prejudicada porque a irmã de sua cliente lhe causou um prejuízo de R$ 2.700.
Já Sinaria, ainda abalada, disse que não consegue mais ter uma vida normal depois do episódio que danificou seu cabelo completamente.
Alerta
Todo profissional precisa sempre estar atento aos produtos químicos que vai usar em seus clientes. Muitas vezes, o cabelo já recebeu químicas anteriores e, por isso, saber se o cosmético usado anteriormente é compatível com o atual é fundamental.
Os profissionais alertam que procedimentos à base de química precisam ser sempre os mesmos para que não haja danos ao cabelo do cliente.
Os cabelos sem coloração ou alisantes são considerados mais resistentes do que os fios que já receberam algum tipo de química. O correto é sempre fazer uma análise cuidadosa antes de iniciar o procedimento.
Os chamados testes de mechas são primordiais para garantir o bom resultado final e provar que não haverá qualquer tipo de prejuízo ao cabelo do cliente.
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