PROMOÇÃO

Mães e crianças participam de piquenique e caminhada na Semana do Bebê

As crianças participaram de atividade lúdicas, recreativas e culturais. As crianças também receberam aplicação de flúor e participaram de palestras

Prefeitura e Unicef realizam piquenique na Semana do Bebê para crianças da educação infantil
Como parte das ações realizadas pela Semana do Bebê, a Prefeitura de São Luís e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveram, na manhã de sexta-feira, dia 19, um divertido e saudável piquenique do qual participaram estudantes da educação infantil da rede municipal de ensino e crianças assistidas pelo Cras na capital. O evento contou com a presença da primeira-dama da capital, Camila Holanda, que esteve acompanhada de sua filha, a pequena Talita Holanda, de 2 anos.
“É um momento especial de cuidados proporcionados às nossas crianças, com muita diversão, brincadeiras e ao ar livre, para que elas tenham esse contato com a natureza e uma vivência diferente de seu cotidiano”, disse a primeira-dama.
Sob a sombra das árvores do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), as crianças participaram de uma programação de atividade lúdicas, recreativas e culturais, além do lanche coletivo servido em forma de piquenique. Além dessas atividades, as crianças também receberam aplicação de flúor e participaram de palestras ministradas de forma lúdica e teatralizada com bonecos fantoches.
A realização da Semana do Bebê em São Luís é uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Semed), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança Alimentar (Semsa).
A Semana do Bebê em São Luís está inserida entre as ações da Plataforma dos Centros Urbanos realizadas em São Luís. Segundo a consultora do Unicef, Lissandra Leite, para a Semana do Bebê foram escolhidos como territórios prioritários para a realização das ações as áreas da Cidade Olímpica, a Vila Mauro Fecury e Tirirical, que receberam atividades de mobilização comunitária e institucional, com a oferta de serviços públicos, ações de conscientização, capacitação e prevenção, envolvendo mães, bebês e suas famílias, com atenção especial para adolescentes grávidas.
A ação é uma estratégia de mobilização social que visa fomentar a priorização das ações relacionadas à primeira infância nos municípios brasileiros. Os seis primeiros anos de vida são considerados a etapa em que acontece boa parte do desenvolvimento cognitivo do indivíduo.
“Nós pactuamos com a Prefeitura as ações da Semana do Bebê e muitas outras têm sido realizadas em parceria, como a capacitação de conselheiros tutelares para atuarem em caso de violência interpessoal; estamos trabalhando também com a Semed na formação de professoras de educação física voltada a uma educação física inclusiva, e uma série de outras atividades que visam melhorar a qualidade das políticas públicas ofertadas às crianças e adolescentes”, disse Lissandra Leite.
A dona de casa Isanilde Marques Silva, 28 anos, acompanhou seu filho, o estudante Kristian Marques, 4 anos, no piquenique. “Ele se divertiu bastante e eu também. Não é todo dia que participamos de um piquenique; foi bem diferente”, disse.
Caminhada
Prefeitura e Unicef realizam piquenique e caminhada na Semana do Bebê para mães e crianças
Também na sexta-feira pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) comandou um passeio com gestantes dos bairros Vila Nova e São Raimundo no Parque Botânico da Vale, como forma de estimular práticas saudáveis na gravidez. A programação faz parte do conjunto de atividades da Semana do Bebê.
As gestantes também receberam orientações – por meio da técnica de Pilates – sobre movimentos que favorecem a gestação, contribuindo com o bem-estar do bebê no ventre, e que auxiliam no trabalho de parto. Desde a última quinta-feira (18), a Semus realiza, na área do Anjo da Guarda, atividades específicas com mulheres grávidas. Elas receberam orientações sobre puericultura (técnica que trata do bem-estar e saúde das crianças, antes mesmo do seu nascimento) e shantala (massagem milenar indiana que alivia cólica e melhora o sono dos bebês).
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destaca a importância da Semana do Bebê. “Essa parceria é muito positiva porque proporciona a ampliação das ações que a Prefeitura já realiza. Desde o início da Semana, envolvemos muitas secretarias municipais na oferta de serviços que estimulam o cuidado com a primeira infância e favorecem o desenvolvimento saudável de nossas crianças”, afirma.
Neste sábado (20), a partir das 17h, no Arraial da Praça Maria Aragão, acontece o encerramento oficial da Semana do Bebê 2015. Além da apresentação de brincadeiras (como grupos de bumba-boi e dança portuguesa), também haverá teatro de bonecos e relatos de histórias infantis.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias