BUMBA MEU BOI

Grupos tradicionais confirmam participação em festa de São Marçal no João Paulo

A Secretaria de Cultura confirmou a realização do evento. Bois tradicionais que sempre participam da festa, também confirmam presença independente de pagamento de verba

Boi

A tradicional festa de São Marçal que acontece anualmente dia 30 de junho na Av. São Marçal, no bairro João Paulo em São Luís, este ano, fará a sua 88ª edição do Encontro de Bumba Meu Boi de matracas. A festa é patrimônio cultural e imaterial do estado, conforme lei municipal de 2006.

Especulações davam conta de que festa corria o risco de não acontecer pela falta de apoio do Governo do Estado. Segundo o Instituto São Marçal, que organiza a festa, o recurso disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) não cobria os custos de organização do evento. Após entendimento entre a Secretaria e Instituto, a Secma assegurou, através de nota, a realização da festa.
Em nota, a Secretaria de Estado da Cultura informou que por meio do projeto ‘São João de Todos’ a Festa de São Marçal se encontra contemplada no pacote de investimentos dos festejos juninos do Governo do Maranhão e que a verba anual destinada à festa de São Marçal deverá ser utilizada para cobrir gastos do evento. Explicou que a verba é destinada para cobrir gastos e que muitas de suas despesas são atendidas pelo grupo militar situado nas imediações do ponto de concentração da festa, e pela Prefeitura de São Luís, que atende outras necessidades do evento.
Festa garantida
Em entrevista com representantes de Bumba Bois do Estado, muitos deles confirmaram a presença no festejo, independente de verba repassada. Alguns alegam nunca terem recebido sequer um tostão de investimentos da festa, em anos anteriores.
“Vamos passar na avenida, independente de qualquer coisa. Nunca recebemos cachê. O nosso compromisso é com o Santo. São Marçal é nosso!” ressalta Helena Leite, presidente do Boi da Pindoba.
“Com certeza iremos prestigiar a festa, até porque não se trata de verba. Um boi centenário como o nosso não poderia deixar de estar na avenida” assegurou Pititi, cantador do Boi da Mata.
“O Boi da Maioba estará na avenida! Nunca recebemos repasses, tudo é por conta do boi. O que nos move é o amor, a fé e a devoção” disse Zé Inaldo do Boi da Maioba.
Outra questão muito discutida nos últimos dias, foi o horário de encerramento do evento, que nas festas anteriores iniciava na madrugada e encerravam à 00h. Nesta edição, o evento está previsto para começar a 00h e encerrar às 18h. Os bois tradicionais consideram incompatível o novo horário para o grande número de brincantes. 37 grupos de Bumba Meu Boi participarão do evento.
Em 2014, mais de 20 grupos de Bumba Meu Boi participaram do encontro, que reuniu mais de 100 mil pessoas, ao longo do dia, na Avenida São Marçal, no João Paulo. O evento foi grandioso.
“Não concordo com a redução no horário, e não dará certo, por conta da quantidade de brincantes” relata Helena Leite.
Em contato com o presidente do Instituto São Marçal, Raimundo Morais, apenas adiantou que conseguiu um maior apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e isso ajudou muito na realização do evento.
Historia
O primeiro encontro de bois no João Paulo data de 29 de junho de 1928, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e, segundo contam alguns, o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil. O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959.
Somente nos anos 1980 a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.
Internauta você pode compartilhar pelo Whatsapp no número (98) 9 9188 8267, informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias