LEVANTAMENTO

Gestores discutem elaboração do Censo Escolar em São Luís

Gestores participaram de reunião para discutir Censo Escolar 2015 no auditório do Liceu Maranhense.  O evento contou com a participação de gestores escolares e técnicos da rede pública e particular da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os […]

Manuel Viegas, supervisor de Estatística, destaca importância das informações do Censo Escola.

Gestores participaram de reunião para discutir Censo Escolar 2015 no auditório do Liceu Maranhense.  O evento contou com a participação de gestores escolares e técnicos da rede pública e particular da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Orlando Luís Leite e Rocha, superintendente de estatística da Seduc, destaca importância do encontro. “O governo Flávio Dino está assegurando que a capacitação ocorra em todo o estado, por meio das Unidades Regionais de Educação. Temos como foco a sensibilização dos envolvidos no censo para que possamos elaborar políticas públicas em benefício da educação, e haja geração de recurso para o desenvolvimento de tais políticas”, explicou. O Maranhão tem como principal destaque no Censo 2015, a participação de 126 escolas, de 16 URE’s, no programa Mais Educação.
Arsenia Pereira, coordenadora estadual do programa Mais Educação, chamou a atenção das escolas para informar os dados do programa no estado. “O censo é o retrato de nossas escolas públicas. Assim, informaremos a participação das escolas no programa Mais Educação, pois, se deixarmos de informar que a escola executa o programa, e que os estudantes têm uma jornada escolar ampliada, poderemos ter prejuízos nos recursos federais para desenvolvimento da educação”, relatou.
Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos dos ensinos fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação (MEC).
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