LEVANTAMENTO

Gestores discutem elaboração do Censo Escolar em São Luís

Gestores participaram de reunião para discutir Censo Escolar 2015 no auditório do Liceu Maranhense.  O evento contou com a participação de gestores escolares e técnicos da rede pública e particular da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os […]

Manuel Viegas, supervisor de Estatística, destaca importância das informações do Censo Escola.

Gestores participaram de reunião para discutir Censo Escolar 2015 no auditório do Liceu Maranhense.  O evento contou com a participação de gestores escolares e técnicos da rede pública e particular da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Orlando Luís Leite e Rocha, superintendente de estatística da Seduc, destaca importância do encontro. “O governo Flávio Dino está assegurando que a capacitação ocorra em todo o estado, por meio das Unidades Regionais de Educação. Temos como foco a sensibilização dos envolvidos no censo para que possamos elaborar políticas públicas em benefício da educação, e haja geração de recurso para o desenvolvimento de tais políticas”, explicou. O Maranhão tem como principal destaque no Censo 2015, a participação de 126 escolas, de 16 URE’s, no programa Mais Educação.
Arsenia Pereira, coordenadora estadual do programa Mais Educação, chamou a atenção das escolas para informar os dados do programa no estado. “O censo é o retrato de nossas escolas públicas. Assim, informaremos a participação das escolas no programa Mais Educação, pois, se deixarmos de informar que a escola executa o programa, e que os estudantes têm uma jornada escolar ampliada, poderemos ter prejuízos nos recursos federais para desenvolvimento da educação”, relatou.
Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos dos ensinos fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação (MEC).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias