BUMBA BOI

Festa a São Marçal no João Paulo encerrará o São João

Nesta 88ª edição da festa são esperadas aproximadamente 30 brincadeiras e um público de mais 300 mil pessoas deve passar no local durante todo o dia, segundo a organização

Foto: Gilson Teixeira .


Gilson Teixeira

Dia de São Marçal é comemorado com encontro de bois no João Paulo

Grupos de Bumba Boi de matraca vão tomar a Avenida São Marçal para o tradicional festejo que encerra as festas juninas em São Luís, hoje, ao longo do dia. Nesta 88ª edição da festa são esperadas aproximadamente 30 brincadeiras e um público de mais 300 mil pessoas deve passar no local durante todo o dia, segundo a organização. As brincadeiras e o público homenageiam o santo no festejo que se traduz no desfile de matracas, pandeirões, adereços e muita alegria. Segundo a organização, é um momento para comemorar, reverenciar e encerrar com louvor o período junino.

A fila de grupos inicia ainda na Avenida Kennedy e se estende pela Avenida São Marçal trazendo as brincadeiras que ficam à espera da apresentação. Os sotaques se misturam ao longo da avenida e se definem no palco, onde cada grupo é único e inconfundível com seus brincantes oficiais e os ‘entrosados’, que somados fazem com que a brincadeira cresça o dobro. A participação maciça dos populares é que direciona a vibração dos grupos. Sentimento comum na multidão que participa da festa.
Participam brincadeiras da capital e interior do estado. O que atrai é a vibração das batidas e a dedicação das pessoas, que, somando ao som dos tambores uniram suas matracas. Emocionante e sem explicação, diz o marceneiro Marcos Antônio dos Santos, 34 anos. Curtindo as férias ele disse que não perde a festa e marca o descanso do trabalho no mês dos santos juninos. “Na mão as matracas que não podem faltar. Aí é só diversão”, diz ele. A comerciante Joana de Almeida, 27 anos, guarda as matracas e roupas enfeitadas especialmente para a data que festeja há cinco anos. “É uma festa de alegria, de união, nossa e que devemos valorizar e participar”, enfatizou.
Devido à festa foi alterado o trânsito na avenida e proximidades, sendo interditado da Avenida Getúlio Vargas, no sentido Centro-João Paulo e em frente à rua que dá acesso ao Hemomar, sentido João Paulo-Centro. A Polícia Militra, o Batalhão de Choque , a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros estarão no local para fazer a segurança. Assim como em anos anteriores, a sede do 24º Batalhão de Caçadores será base para distribuição de água, suco e caldo de feijão aos brincantes e público. 
Segundo o cientista social e pesquisador da cultura popular, Sebastião Cardoso Junior, não há referência direta de São Marçal com o Bumba Boi. “É um santo envolvido por lendas, e reverenciado apenas em nosso estado no período junino”, diz. Desde 2006, a data foi instituida como o Dia do Brincante de Bumba Meu Boi, de acordo com lei municipal. É marcada por encontro de bois de matraca e pandeirão no bairro João Paulo. A festa começa cedo e prossegue durante todo o dia com a apresentação de mais de 40 grupos de bois.

Procissão de São Pedro

Foto: Honório Moreira / O Imparcial.


Honório Moreira / O Imparcial

O protetor dos pescadores e do Bumba Meu Boi, São Pedro, foi reverenciado nas procissões marítima e terrestre

O protetor dos Pescadores e do Bumba Meu Boi foi reverenciado nas procissões marítima e terrestre, realizada na tarde de ontem, com saída da Rampa Campos Melo, Cais da Praia Grande. Como acontece a cada ano, as brincadeiras levam honras ao santo padroeiro e seguem para a Procissão Marítima, tendo como guia, a imagem de São Pedro. Cerca de 40 embarcações participaram do cortejo que atravessou os rios Anil e Bancanga, iniciando por vota das 15h30 com duração aproximada foi de de duas horas. Embarcações da Marinha deram apoio e segurança durante a procissão. A imagem do padroeiro foi transportada até o local em carro do Corpo de Bombeiros. A procissão terrestre seguiu-se após o desembarque da marítima, na Rampa Campos Melo. O trajeto saiu da avenida Vitorino Freire (Praia Grande) com destino à Praça de São Pedro, onde foi o arcebispo de São Luís, dom José Belisário celebrou missa campal.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias