SÃO JOÃO

Detran-MA leva ações educativas para os arraiais juninos

O Detran-MA está com estandes especiais nos arraiais da Vila Palmeira e do Ipem, em São Luís. A inauguração ocorreu sexta-feira, 19, e contou com a presença do Governador Flávio Dino, do diretor geral do órgão, Antonio Nunes, e de todo o secretariado estadual. Os dois estandes possuem material educativo, espaço para exibição de vídeos […]

DETRAN
O Detran-MA está com estandes especiais nos arraiais da Vila Palmeira e do Ipem, em São Luís. A inauguração ocorreu sexta-feira, 19, e contou com a presença do Governador Flávio Dino, do diretor geral do órgão, Antonio Nunes, e de todo o secretariado estadual.
Os dois estandes possuem material educativo, espaço para exibição de vídeos de conscientização sobre a Lei Seca, além da possibilidade de fazer o teste do bafômetro, como é mais conhecido o teste do etilômetro. No arraial Donato Alves, na Associação do Ipem, o estande do Detran funciona em um container climatizado, onde foi montada uma sala para atividades lúdicas voltadas às crianças, onde os pequenos podem aprender sobre as leis de trânsito, realizando trajetos em um mapa ilustrado em tamanho gigante.
“O Detran-MA se faz cada vez mais presente, mais preparado e mais moderno. No carnaval fizemos esse trabalho, agora no São João não foi diferente”, destaca o governador do estado, Flávio Dino.
O diretor geral do Detran-MA, Antonio Nunes, ressalta a importância das ações no período junino. “As medidas que tomamos têm como foco a vida, diminuindo a violência no trânsito. Por isso, trouxemos o bafômetro para dentro dos arraiais. O álcool é a causa de muitos acidentes, principalmente nos períodos de festas, como o São João”, destaca Nunes.
A administradora, Vânia Menezes, fez o teste depois de beber duas latinhas e se surpreendeu com o resultado. “Apresentei 0,14 miligramas de álcool no teste, ou seja, se dirigisse, seria multada. Apesar de me sentir bem, agora compreendo ainda mais que a tolerância deve ser zero. Também fiquei feliz em saber que o teste é simples, e higiênico, eu tinha dúvida se a piteira era descartável”, afirmou Vânia.
No caso do gerente de obras, Vinícius Oliveira, que disse ter tomado 6 latinhas, o teste indicou que ele chegou no limite da lei entre a quantidade que gera apenas infração e aquela que é considerada crime, 0,33 miligramas. “Ouvi dizer que a partir de 2 latinhas, o bafômetro já acusava alcoolemia suficiente para infração, mas não sabia, que apenas com um pouco mais, 6 latinhas, já estaria cometendo um crime”, exclamou Vinícius. Todas as pessoas, que realizaram o teste no stand, afirmaram não dirigir quando consumem bebida alcóolica.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias