REGIÃO TOCANTINA

Corpo de Bombeiros debela incêndio em loja de peças para bicicletas e motos em Imperatriz

Defesa Civil e DAT iniciaram ontem, dia 20, a perícia para apurar as causas do incêndio

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) conseguiu dominar um incêndio de grandes proporções, que teve início por volta das 20h30 de quarta-feira, dia 18, em uma loja de acessórios e peças para motocicletas e bicicletas, localizada no Centro de Imperatriz.
De acordo com o tenente-coronel Wilni Barbosa Lima, comandante do 3º batalhão de Bombeiros Militar (BBM), sediado naquela cidade, a operação foi avaliada como exitosa pelas entidades. As primeiras equipes chegaram ao local rapidamente, fizeram todos os procedimentos de isolamento da área, identificação do foco e proporção do incêndio. “No local havia uma carga volumosa de borracha, plástico, borracha que são materiais combustíveis. Os bombeiros agiram com precisão e rapidez, buscando controlar as chamas para que não se proliferassem mais, dentro das normas técnicas de combate operacional a incêndio e proteção da vida”, destacou.
A ocorrência foi encerrada por volta das 5h desta quinta-feira, dia 19. Uma guarnição de continua de prontidão, caso haja novo princípio de incêndio ou alguma alteração que possa surgir. Foram empregados cerca de 50 militares do 3º BBM e do 9º BBM (Estreito), duas viaturas, sendo quatro Auto Bomba Tanque (ABTs), uma Auto Bomba Plataforma, com o apoio de carros pipas do Exército e particulares que auxiliaram os trabalhos.
Todas as guarnições de serviço e mais o efetivo de folga foram mobilizados e trabalharam no local.O fogo atingiu os dois pavimentos do estabelecimento. Sete residências e um prédio comercial foram alcançados pelas chamas. “Essas edificações foram atingidas devido às construções serem coladas à estrutura da loja, ou seja, é como se fosse um bloco único da edificação. Entretanto somente pequena parte afetadas de cada uma dessas adjacentes, graças à intervenção rápida guarnição de serviço”, disse.
Medidas adotadas
A rua foi interditada e o diagnóstico do local repassado a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) de Imperatriz,em razão do risco de queda da parede sobre a via pública.
“Os militares continuam no local, realizando o serviço preventivo de extinção de possíveis focos de reguinição das chamas, com a finalidade de garantir a segurança do local e que o fogo não se reinicie novamente”.
Foi feito um corredor de acesso para os moradores acessar suas casas que morram nas redondezas do prédio. Equipes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) iniciaram ontem, dia 20, a perícia para apurar as causas do incêndio.
“Orientamos os proprietários dos imóveis adjacentes que tiveram parte da estrutura avariada pelas chamas e seus respectivos proprietários a desocuparem os imóveis até que seja feira a inspeção de suas estruturas por um engenheiro da defesa civil municipal”, ressaltou o comandante.
A ação contou também com a participação de homens do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) – Exército Brasileiro, da Polícia Militar, agentes da Defesa Civil municipal, doSetran, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e empresas privadas.
“O êxito na operação se deu pela união participativa conjunta de toda equipe de nossos militares, bem como das instituições governamentais e sociedade civil organizada, que quando solicitados, nos atenderam prontamente”, avaliou.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias