Em 21 dias, a Prefeitura de São Luis já contabiliza 450 quilômetros de ruas e avenidas da capital maranhense por onde já passaram serviços de capina, roçagem, raspagem, remoção de entulho e pintura de meios-fios. Esse é resultado da implantação do novo Plano de Ação para a Limpeza da Capital, com o incremento das equipes de trabalho e do quantitativo de Agentes de Limpeza, executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
“Estamos trabalhando para que nossa cidade esteja cada vez mais bonita, trabalhando com todo zelo e cuidado para ressaltar os aspectos positivos de nossa paisagem urbana. Nossas equipes foram reforçadas e agora atuam agilmente para garantir mais limpeza nas ruas e bairros de São Luís”, disse o prefeito Edivaldo.
O titular da Semosp, Antônio Araújo, aponta que um fator determinante para o sucesso do plano de ação é esforço diário dos agentes de limpeza que, de sol a sol, mantêm a cidade limpa, além de um cronograma de trabalho pensado, elaborado e posto em prática. “O trabalho está tornando a nossa cidade um local mais aprazível de se viver, além de elevar a autoestima e qualidade de vida de todos”, disse o secretário.
Foram implementadas 31 novas equipes, o que corresponde a 600 novos agentes de limpeza, além do acréscimo de 40 novos equipamentos e máquinas, incluindo caçambas, caminhões e retroescavadeiras.
“Nessa primeira fase, foram contemplados os grandes corredores urbanos, o Centro Histórico, pontos críticos da capital maranhense e locais de grande concentração urbana”, enumerou Antônio, ao citar como exemplo as avenidas Beira-Mar, Magalhães de Almeida, Franceses, Holandeses, Santos Dumont, Vitorino Freire, Getúlio Vargas, Governador Luís Rocha, Guaxenduba, João Pessoa e Lourenço Vieira da Silva.
A partir de agora, o trabalho será intensificado na área Itaqui-Bacanga (Avenida dos Portugueses, Sá Viana, Vila Embratel e Anjo da Guarda), João Paulo, Cidade Operária, Renascença, Angelim, Bairro de Fátima, Cohatrac, Lagoa da Jansen, Ponta D’Areia, Calhau, São Francisco, Jaracaty e Cohafuma.