EDUCAÇÃO
Capital terá dois Núcleos de Educação Integrada edificados pelo Estado em parceria com a Prefeitura
São Luís terá dois Núcleos de Educação Integrada do Ensino Médio, nova concepção educacional desenvolvida pelo Governo do Estado, que disponibilizará à comunidade escolar um espaço para práticas de estudos, pesquisa, artes, formação continuada, empreendedorismo, cultura, entretenimentos e lazer. O prefeito Edivaldo participou do lançamento da ação, realizado na manhã desta sexta-feira (26), no Palácio […]
São Luís terá dois Núcleos de Educação Integrada do Ensino Médio, nova concepção educacional desenvolvida pelo Governo do Estado, que disponibilizará à comunidade escolar um espaço para práticas de estudos, pesquisa, artes, formação continuada, empreendedorismo, cultura, entretenimentos e lazer. O prefeito Edivaldo participou do lançamento da ação, realizado na manhã desta sexta-feira (26), no Palácio dos Leões, quando foram anunciados os 29 municípios com maior índice populacional contemplados pelo programa.
“Nossa capital se sente muita honrada e agradecida de ter sido agraciada com esses dois Núcleos de Educação Integrada, em mais uma parceria celebrada entre a Prefeitura e o governo do Estado. É mais um passo importante que damos conjuntamente para avançarmos na educação de São Luís e do Maranhão”, disse Edivaldo.
Os alunos do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental vão poder desenvolver as atividades complementares no contraturno, ou seja, quem estuda pela manhã frequentará o núcleo à tarde e vice-versa.
A concepção pedagógica e arquitetônica dos núcleos prevê a disponibilização de espaços para as mais diversas práticas complementares ao ensino regular, como laboratórios de ciências, idiomas e tecnologias; salas de artes e vídeo, salas de orientação educacional, quadras poliesportivas, biblioteca, auditório, coreto, refeitório, ambulatório médico, sala de descanso, entre outros espaços.
Segundo o governador Flávio Dino, é uma inovação no Estado na área educacional, na perspectiva de que seja construída uma nova identidade para a educação maranhense. “As obras dos núcleos começam ainda este ano, de modo que em 2017 todos as unidades estejam funcionando, garantindo atividades imprescindíveis ao processo educativo de nossas escolas regulares. Dessa forma, complementam a concepção pedagógica que nós temos de educação integrada em tempo integral que buscamos implantar nos próximos anos do nosso governo”, disse Flávio Dino.
Os Núcleos de Educação Integrada do Ensino Médio terão capacidade para atender até quatro mil estudantes e terão 4.116,47 metros quadrados de área construída em terreno cedido pelas prefeituras contempladas. O investimento total para construção de cada núcleo será de R$ 4,9 milhões.
Além de São Luís, também foram beneficiados pelo projeto os municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Coelho Neto, Codó, Chapadinha, Coroatá, Grajaú, Itapecuru Mirim, Imperatriz, Lago da Pedra, Paço do Lumiar, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Luzia, Santa Inês, São José de Ribamar, Vargem Grande, Viana, Timon, Tutóia, Zé Doca, São João dos Patos, Serrano no Maranhão e Barra do Corda.
De acordo com a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, os núcleos não se configuram como uma escola tradicional, mas como um espaço que estimula os múltiplos saberes da juventude. “Precisamos inovar nessa área e dar possibilidade à nossa juventude de desenvolver competências para a vida. São espaços que vão contribuir sobremaneira para a redução da evasão escolar, a repetência e, também, contribuir para elevarmos os indicadores educacionais de nosso Estado”, disse a secretária.
Participaram ainda do ato de assinatura dos termos que preveem a construção dos Núcleos de Educação Integrada, prefeitos de municípios contemplados pelo projeto, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, entre outras autoridades da área educacional. Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho (PDT), e o vice-presidente da Câmara Federal, deputado Waldir Maranhão (PP).
VER COMENTÁRIOS