Com o objetivo de alertar os jovens acerca das vulnerabilidades a que estão expostos durante períodos festivos, principalmente, sobre os acidentes de trânsito e as DSTs/AIDS, o Governo do Estado promoverá, durante o mês de junho, a edição de São João da campanha ‘Juventude Prevenida’. As ações serão iniciadas nesta segunda-feira (15), a partir das 9h, no colégio Cintra, em São Luís, pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e parceiros. Além de São Luís, a campanha terá ações ainda nos municípios de Presidente Dutra, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Helena, Pinheiro e Chapadinha.
De acordo com a secretária Tatiana Pereira, os municípios onde ocorrerão as ações da campanha foram escolhidos por apresentarem os dados mais altos em números de acidentes de trânsito e de casos de DSTs/Aids, segundo os levantamentos mais recentes. “São nestes municípios onde os jovens estão mais vulneráveis a acidentes de trânsito ou caso de DSTs/Aids. O município de Presidente Dutra, por exemplo, segundo o Mapa da Violência 2014, lidera o ranking de municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes em número de jovens mortos em acidentes de trânsito. Em dez anos (entre 2002 e 2012), foi registrado um aumento de 237%. Já em relação aos casos de AIDs, em São Luís, de acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2013 do Ministério da Saúde, em sete anos, de 2007 a 2013, houve um aumento de 196% na incidência de casos de AIDS”, explicou.
Com o tema “Juventude prevenida: no Guarnicê da Alegria!”, a ação faz parte do Programa Integrado de Prevenção das Vulnerabilidades e Promoção da Saúde para a Juventude, desenvolvido pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), e integra as ações da gestão estadual voltadas para o público jovem, com foco na defesa e promoção da vida. A campanha, que teve sua primeira edição em fevereiro deste ano, durante o período carnavalesco, consistirá no desenvolvimento de ações socioeducativas com foco na informação e prevenção dos casos de acidentes de trânsito e de DSTs/AIDS.
A solenidade de abertura da campanha, ocorrerá nesta segunda-feira, no auditório do colégio Cintra, no Anil. A programação terá início às 9h com a apresentação da ação para estudantes, professores, comunidade e demais convidados. O ato terá ainda a encenação do espetáculo “Juventude cabeça é juventude prevenida”, pelo grupo de teatro do Centro de Ensino Y. Bacanga, do bairro do Anjo da Guarda. Após a solenidade de abertura, iniciam oficialmente as ações da campanha, com palestras educativas sobre prevenção de DSTs/Aids e hepatites virais e acidentes de trânsito. As ações serão realizadas nas salas de aula do colégio Cintra, e terão como palestrantes, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA).
Palestras educativas
Uma das estratégias de sensibilização da campanha, serão as palestras educativas, que consistirão em diálogos com alunos e alunas das escolas de Ensino Médio da rede estadual, sobre as várias formas de prevenção e tratamento das DSTs/Aids e prevenção de acidentes. As ações ocorrerão nos dias 16, 17 e 18, em 11 escolas da rede estadual de ensino de São Luís, e de 23 a 26, nos municípios de Presidente Dutra, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Helena, Pinheiro e Chapadinha.
Durante as palestras nas unidades de ensino, o grupo de teatro do Centro de Ensino Y.Bacanga, apresentará o espetáculo“Juventude cabeça é juventude prevenida”, que inclui teatro e a música-tema da campanha, composta e gravada pelo grupo, que é integrado por jovens e adolescentes do bairro do Anjo da Guarda.
Blitz informativas
A segunda estratégia da campanha serão as blitzs informativas, a partir de equipes formadas por membros da SEEJUV, que distribuirão matérias informativos e kits de prevenção, nos principais arraiais de São Luís e nos demais municípios onde a campanha será desenvolvida. No arraial da Praça Maria Aragão, será instalada uma tenda, onde além da distribuição dos materiais, a população terá acesso a informações de profissionais de saúde e trânsito sobre os dois alvos da campanha (DSTS/Aids e acidentes de trânsito).