SÃO JOÃO

Arraiais da capital atraem grande público com programações variadas

Os arraiais Donato Alves (antigo Arraial do Ipem), Ceprama e Parque Folclórico da Vila Palmeira trouxeram grandes atrações ao público

No dia 24, quando São João foi celebrado, não faltou animação nos arraiais organizados pelo Governo do Maranhão. A variedade da programação cultural em homenagem ao santo mais festejado do período junino movimentou um grande público pelos arraiais da capital maranhense.
No Arraial Donato Alves (o antigo ‘Arraial do Ipem’), no Centro Social do Servidor Público do Estado, as apresentações e atrações organizadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) levaram diversão para famílias inteiras. Opções não faltaram para adultos, crianças e idosos. A banda Lamparina, uma das atrações da noite, conseguiu embalar o público com um repertório que trouxe desde clássicos do forró pé-de-serra, do xote, do baião e do coco, até os ritmos genuinamente maranhenses, como os das caixeiras do Divino Espírito Santo e das toadas de bumba-meu-boi.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Atração do Arraial Donato Alves, o antigo Ipem – Banda Lamparina

Enquanto os pais curtiam o show da Lamparina, as crianças se divertiam no parquinho do arraial, um espaço cheio de brinquedos reservados para a criançada. Foi o caso de Francisco Ribeiro, administrador. Pai de Ana Beatriz, de 2 anos. Ribeiro curtia as apresentações enquanto a filha se divertia nos brinquedos.
 
Depois de dez anos fora do circuito junino, o antigo Arraial do Ipem foi resgatado pelo atual governo Flávio Dino, levando segurança e conforto para os brincantes. O público, inclusive, inclusive pessoas que moram vizinhas ao arraial aprovaram. “Moro aqui próximo e quero parabenizar o Governo do Estado, porque estávamos com saudades deste arraial. É bom trazer os filhos para arraial onde os pais brincaram há anos”, disse Francisco Riberio, que destacou a tranquilidade e organização do local.
No Arraial do Ceprama, a Casa do Artesão Maranhense, teve bumba-meu-boi para todo gosto. A programação trouxe a irreverência do sotaque de zabumba do Boi de Palha, a sutileza do sotaque de orquestra com o Boi de Nina Rodrigues e a tradição da matraca, o sotaque da Ilha, com o Boi de Maracanã. Os grupos empolgaram a multidão que marcou presença no arraial.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Boi da Maioba foi a grande atração da Vila Palmeira

Aproveitando todo o público que vai prestigiar os arraiais, vendedores ambulantes aproveitam a festança junina para complementar a renda. Dona Maria do Carmo, de 69 anos, aposentada, leva sua barraca de bombons e bombinhas para o local desde o dia da inauguração do Arraial, em 19 de junho, fazendo a alegria das crianças. “Estou aproveitando para fazer um dinheiro extra. Vou ficando por aqui todas as noites e só encerro dia 30, levando minha barraquinha para a festa de São Marçal”, contou ela, bastante animada com o movimento.

Foto: Divulgação.


Divulgação

Arraial do Ceprama para a noite de São João

Já no terreiro Humberto de Maracanã, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, quem encerrou a festa foi o Boi da Maioba, o boi que arrasta multidões com matracas e pandeirões. Centenas de pessoas vibraram com a voz do cantador Chagas, que lidera um dos bois mais tradicionais do Maranhão. Gilderlene Rosa, 45 anos, sai no Boi da Maioba com a personagem Rajado há décadas. Ela aprovou a festa deste ano. “Os arraiais estão organizados e a Maioba está sendo bem-recebida por onde passa. Tem sido uma grande emoção”, afirmou a maiobeira, como se chama os brincantes do boi.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias