Visando proporcionar comodidade e segurança de informações, os servidores aposentados do Estado possuem duas opções para recebimento direto da 1ª via do contracheque: pelos Correios ou na coordenação do Programa de Ação Integrada ao Aposentado (PAI). A forma de recebimento é definida pelo próprio aposentado, em seu cadastro, e pode ser alterada a qualquer momento, caso seja solicitada. Os servidores possuem também a opção de tirar a 2ª via do contracheque, pelo Portal do Servidor.
Os aposentados que atualmente recebem o contracheque no PAI (que funciona no Centro Social do Servidor Público do Estado, no Calhau), e que queiram alterar a forma de recebimento, podem solicitar, a qualquer momento, a modificação na coordenação do programa, sendo necessário apresentar, apenas, o seu RG, CPF, comprovante de residência atualizado e número de matrícula no serviço público.
De acordo com a Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), os aposentados que optaram por receber o contracheque pelos Correios, e que tenham mudado de residência, podem procurar a Superintendência de Pagamento de Benefícios Previdenciários, que fica localizada no Centro Administrativo do Estado (CAE), no prédio ao lado do posto do Banco do Brasil, para atualizar seus dados. Neste caso, o aposentado, também, deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência atualizado e número de matrícula no serviço público.
Além destas alternativas, os servidores podem contar, ainda, com a opção de acesso ao contracheque, por meio do Portal do Servidor. A alternativa está disponível para todos os servidores do estado, sejam ativos ou inativos. Para acessar, é necessário apenas ter senha de acesso, que pode ser cadastrada presencialmente na sala do Portal do Servidor (localizada no Edifício Clodomir Milet, s/nº, térreo), ou por telefone (3131 4191/4192).