AÇÃO
Ações do governo reaquecem fluxo turístico no Maranhão
O Governo do Maranhão investe em ações para aumentar o potencial turístico e alcança resultados que reaquecem o fluxo de turistas no Estado. A retomada da Rota das Emoções, a reabertura do aeroporto de Carolina, os novos voos provenientes de Brasília, redução da alíquota de ICMS instituída pelo governador Flávio Dino. Essas são algumas medidas […]
O Governo do Maranhão investe em ações para aumentar o potencial turístico e alcança resultados que reaquecem o fluxo de turistas no Estado. A retomada da Rota das Emoções, a reabertura do aeroporto de Carolina, os novos voos provenientes de Brasília, redução da alíquota de ICMS instituída pelo governador Flávio Dino. Essas são algumas medidas que têm ampliado gradativamente a malha aérea maranhense para melhorar a oferta de voos em todo o estado. Hoje, o Maranhão tem média de 370 operações de voos por semana que, associadas a ações articuladas nacional e internacionalmente pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), dão visibilidade dos pontos turísticos do Maranhão para que mais pessoas se interessem em conhecer o Estado.
No último levantamento feito pelo Ministério do Turismo, 69,9% dos entrevistados afirmaram escolher o próprio país como destino turístico. O Maranhão sente os impactos positivos das ações governamentais de estímulo à vinda de turistas para o estado. “Para este ano esperamos um crescimento de 15% no número de turistas que vem para o Maranhão. O mercado aponta uma tendência por viagens em grupo. Acreditamos que esse ano será ainda melhor que o ano passado para o turismo em todo o estado”, disse Adriano Brito proprietário da Gekos Turismo.
Em São Luís, as agências de Turismo apontam um aumento na procura da cidade como um destino turístico. A Taguatur Turismo registrou aumento de 107% na produção de vendas e aumento de 420% no número de passageiros atendidos, em relação ao ano anterior. Investimentos na praia da Raposa, na orla da praia do Araçagi e a conclusão de obras relativas ao esgotamento sanitário em São Luís são algumas das próximas ações do Governo do Estado pelo turismo na capital.
Lençóis Maranhenses – Barreirinhas e SantoAmaro
Principal destino dos turistas que vem ao Maranhão, as cidades dos Lençóis Maranhenses registram na alta temporada deste ano 90% de ocupação durante a semana e aos finais de semana 100% de ocupação nos hotéis, bares e restaurantes. O secretário-adjunto de Turismo de Barreirinhas vê com bons olhos o novo momento vivido em todo o estado. “A alta temporada dos Lençóis começou agora. O mundo todo passa por aqui e temos preparado os profissionais da economia do turismo para melhor atender e receber os turistas que chegam a nossa cidade”, disse o secretário Régis Júnior.
Dentre as medidas que desenvolvem o potencial turístico dessa região está a autorização emitida pelo governador Flávio Dino para a construção da estrada que liga o município de Barreirinhas à Paulino Neves. Com a ligação entre Paulino Neves e Barreirinhas e a finalização da estrada para Santo Amaro, será retomada a Rota das Emoções que ligará o município de Barreirinhas, no Maranhão, ao Delta do Parnaíba, no Piauí, e ao município de Jericoacoara, no Ceará, três importantes destinos turísticos que podem atrair, de forma conjunta, muitos investimentos para os estados.
Chapada das Mesas – Carolina
80% de ocupação para o setor hoteleiro e turístico de Carolina neste mês de julho é a previsão feita pela Secretaria de Turismo do município, portão de entrada para a Chapada das Mesas. No feriado de Corpus Christi, a cidade recebeu cerca de 600 pessoas por dia. Uma das ações que favoreceu o aumento de turistas na região, foi a reabertura do aeroporto de Carolina ainda nos primeiros meses do governo Flávio Dino.
Os voos saem de Brasília e ligam o Distrito Federal e o Tocantins à Carolina. Os novos voos só foram possíveis devido à redução da alíquota de ICMS do Querosene da Aviação (QAV), que tornou o Maranhão mais competitivo no cenário nacional, aumentando a oferta de serviços aéreos.
Ações
O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Turismo, tem promovido ações para que o estado retome o seu espaço no cenário turístico nacional. A participação do Maranhão no World Travel Marketing LatinAmerica, um dos maiores eventos de negócios do mundo, a participação na Mostra Viajar, no Parque Ibirapuera em São Paulo e no BrazilNationalTourism Mart (BNTM), exposição de destinos turísticos que acontece no Nordeste são alguns dos exemplos da amplitude e força que o estado vem ganhando no Brasil e no mundo. O Maranhão foi também destaque no jornal El Mundo, da Espanha; e da revista de bordo da Iberia Airlines.
VER COMENTÁRIOS