PREVENÇÃO

Projeto Bombeiro Mirim inicia novas turmas em São José de Ribamar

Durante solenidade, o secretário de Estado de Segurança, Jefferson Portela, destacou que o governo está convocando mais mil policiais militares, 66 policiais civis e 250 bombeiros excedentes do concurso público

projeto Bombeiro Mirim

Centro e vinte jovens com idades entre 10 e 16 anos de São José de Ribamar e regiões vizinhas, passaram a integrar, neste fim de semana, o ‘Projeto Bombeiro Mirim’ do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A iniciativa é mais uma ação de caráter preventiva do Governo do Estado, voltada para contribuir com a formação social e educativa de adolescentes que vivem em áreas de vulnerabilidade.

A cerimônia ocorreu na quadra do Colégio Patronato São José, com as presenças do secretário de Estado de Segurança, Jefferson Portela; dos comandantes geral e adjunto do CBMMA, coronéis Célio Roberto de Araújo e Joabe Pereira; do deputado estadual Cabo Campos; do chefe da coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e de Programas Sociais, tenente-coronel Izac Matos; do comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiros, capitão Sandro Amorim; oficiais, praças, representantes da igreja, entidades sociais e a comunidade local.
“É com alegria que lançamos, como orienta o governo Flávio Dino, mais uma etapa do Bombeiro Mirim em Ribamar. Essa é mais uma ação preventiva de segurança pública, cuja principal finalidade é contribuir com a formação como verdadeiros cidadãos, modificando a vida social de cada integrante”, disse o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.
Jefferson destacou que o governo está convocando mais mil policiais militares, 66 policiais civis e 250 bombeiros excedentes do concurso público. Ele lembrou, também, que um dos compromissos do governador Flávio Dino é a reestruturação e a ampliação dos programas sociais desenvolvidos pelo Estado. “O governador Flávio Dino começa a organizar o estado, aparelhando os serviços e as ações em benefício da população maranhense. E uma das prioridades é ampliar a oferta dos programas sociais voltados para atender crianças, adultos e idosos. Com isso, a administração estadual cumpre seu papel de transformar a vida de famílias inteiras, melhorando os indicativos sociais do Maranhão”, salientou.
Os novos ‘Bombeiros Mirins’ além das atividades de instrução e apresentações culturais que fazem parte do conteúdo programático homenagearam as mães, em comemoração ao Dia das Mães. Na ocasião, o CBMMA fez a doação de kits escolares para os alunos do projeto.
projeto Bombeiro Mirim
Já o comandante geral, coronel Célio Roberto, saudou os presentes, lembrando a importância e os resultados alcançados em todo o Maranhão. “O Bombeiro Mirim é comprovadamente um dos programas de maior sucesso, tendo em vista o alcance social, contribuindo para retirar centenas de jovens de situações de violência e vulnerabilidade. O governador Flávio Dino tem apoiado nosso trabalho, sinalizando a ampliação do programa, que chegará a mais municípios e mais famílias. Nosso objetivo é inserir esses alunos no universo dos bombeiros, formando-os como multiplicadores, a partir da doutrina militar, disseminando conhecimentos sobre cidadania, primeiros socorros, combate a incêndios, respeito ao próximo, entre outros”, ressaltou.
No inicio das atividades foi apresentado às famílias dos alunos e a comunidade a importância do programa ‘Bombeiro Mirim’ para a sociedade. Participaram, também, cerca de 40 idosos, integrantes do Projeto Melhor Idade, desenvolvido pelos bombeiros, voltado para a promoção da qualidade de vida em diversas comunidades, com atividades de saúde e de lazer.
Alcance Social
Em todo o Maranhão são cerca de cinco mil beneficiados pelo programa ‘Bombeiro Mirim’. A iniciativa consiste em oferecer uma complementação educacional, voltada para jovens que residem em regiões socialmente vulneráveis, promovendo atividades de orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e autoestima, e ainda nas disciplinas de noções de primeiros socorros, defesa civil, combate a incêndio e salvamento aquático, cuidados no trânsito e prevenção às drogas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias