INOVAÇÃO

Procon lança novo portal e aplicativo para celular

O aplicativo oferece a opção de denunciar algum abuso ao consumidor enviando foto-denúncia e a sua localização por meio do GPS integrado ao aplicativo

Novo aplicativo Procon

O Governo do Estado lançou o novo portal do Procon-MA (www.procon.ma.gov.br) e um aplicativo para smarthphones. As duas ferramentas agilizarão e facilitarão o atendimento aos consumidores em todos os 217 municípios do Maranhão.

Com o aplicativo, os consumidores terão a possibilidade de acessar as notícias atualizadas sobre a atuação do órgão em todo estado, acesso as redes sociais do Procon, e informações sobre o posto de atendimento mais próximo para efetuar sua denúncia, assegurando contato de forma mais rápida e eficiente. O grande destaque deste aplicativo será a possibilidade de denunciar algum abuso ao consumidor enviando foto-denúncia e a sua localização por meio do GPS integrado ao aplicativo.
“Estamos cumprindo mais uma proposta do governo Flávio Dino que é levar o serviço de proteção ao consumidor a todas as regiões do estado. Os consumidores maranhenses terão acesso a cartilhas, informações, notícias e poderão formalizar suas denúncias, através dos seus celulares. Isso é muito importante, pois permitirá que o Procon tenha acesso a documentos que vão instruir processos. Esses documentos são fotos que serão destinadas a nossa base de dados, trazendo também a localização dos fatos”, destacou Duarte Júnior.
O aplicativo é compatível com os principais sistemas móbiles já disponíveis no mercado, o Android e o IOS. Está em fase de testes para outros sistemas como Windows Phone e Blackberry e, em breve, estará disponível também para estas tecnologias. O aplicativo pode ser baixado nas lojas AppStore (iOS) e Playstore (Android), gratuitamente.
O portal do Procon-MA na internet foi reformulado e reestruturado de forma a facilitar o acesso a diversos serviços disponibilizados à população, como consultas ao Cadastro de Fornecedores com Reclamações, andamento de processos administrativos, entre outros. No site é possível obter informações, realizar pesquisas, ver as notícias sobre o órgão, dicas e dúvidas relacionadas ao direito do consumidor pelo link “Fale Conosco”, bastando preencher o formulário.
Na página principal, o consumidor ao clicar em “Serviços” pode acessar informações sobre recall, acompanhar os processos em curso no Procon (disponível também para os fornecedores) e aprender como se formaliza uma reclamação. E, ainda, realizar cadastro para o Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing.
O Procon-MA, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), contou com o apoio da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati) no desenvolvimento do novo portal e do aplicativo.
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