Prefeitura realiza capacitação para cuidadores sociais
O objetivo da capacitação é qualificar o serviço de acolhimento prestado
A capacitação permite que os participantes conheçam o processo e ações de cada sistema de acolhimento, o que gera sentimento de pertencimento e facilita o trabalho articulado entre eles. De acordo com a secretária da Semcas, Andreia Lauande, é interesse da gestão do prefeito Edivaldo que os serviços direcionados ao público em vulnerabilidade e risco social tenham a qualificação profissional que a atividade exige.
“Além desse processo de capacitação, temos articulado em parceria com o governo do Estado, melhorias consideráveis para o serviço de acolhimento no Município, que deve garantir um salto de qualidade em estrutura, pessoal e espaço físico”, declara.
A Semcas conta hoje com trinta educadores sociais, com formação em nível médio e superior, distribuídos entre a Casa de Acolhida Temporária, para adultos e famílias, a Residência Inclusiva, para adultos e idosos com deficiência, o Abrigo Luz e Vida, para adolescentes, e o Abrigo para Pessoas em Situação de Rua. Eles trabalham em sistema de plantão, já que o serviço funciona 24h por dia, em todos os equipamentos de acolhimento.
A técnica em Enfermagem, Jassana Sandareli, admitida no último processo seletivo simplificado da Semcas, acredita que esta é uma oportunidade de crescimento profissional. “Capacitações assim agregam conhecimento e possibilitam desenvolver um trabalho qualificado dentro da instituição”, destaca a cuidadora social que atua na Residência Inclusiva.