PLANEJAMENTO

Prefeitura debate projetos de grandes eventos culturais em São Luís

O objetivo é de sensibilizar e apresentar à sociedade civil as iniciativas e novidades planejadas para a Feira do Livro e o São João 2015.

chico gonçalves

Nesta terça feira (12), a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), promoveu dois grandes encontros para debater projetos e ações culturais para a cidade, com o objetivo de sensibilizar e apresentar à sociedade civil as iniciativas e novidades planejadas para a Feira do Livro e o São João 2015.

No Hotel Abbeville, empresários, representantes de entidades públicas e parceiros foram os convidados para o evento de apresentação do projeto da 9ª Feira do Livro de São Luís (Felis). Durante encontro, as instituições convidadas tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão o planejamento do maior evento literário do Estado, assim como vislumbrar as formas de incentivo cultural que serão executadas por meio dos patrocínios diretos e pela lei de incentivo à cultura.

A coordenadora geral da Felis, Rita Oliveira, ressaltou que o relacionamento com setor privado é um importante passo para o desenvolvimento do projeto e aponta que a participação ativa das empresas pode gerar inéditas e positivas ações para o fomento da produção literária no Estado.

Com o tema “Cidade livre, cidade do livro”, a Felis deste ano homenageará grandes nomes da literatura local e destaque nacional, como a professora Lourdinha Lauande Lacroix, que é a patrona desta edição. Serão homenageados ainda Alberico Carneiro, poeta e ensaísta, responsável pelo único suplemento literário atualmente em circulação em São Luís; Mario Meireles (in memorian), desbravador dos estudos sobre a história maranhense; Mary Ferreira, professora, pesquisadora com engajamento histórico na luta feminista e nos estudos de gênero; e a escritora cordelista Raimunda Frazão, artesã em um gênero predominantemente masculino e pouco cultivado em nosso meio.

A Feira do Livro de São Luís já tem data e local previstos: ocorre entre os dias 2 e 11 de outubro, no Centro Histórico.

SÃO JOÃO 2015

Já no Cine Teatro, a Func realizou um workshop para tirar dúvidas quanto ao edital de seleção do São João 2015 para as instituições e representantes de grupos culturais que desejam ingressar na programação dos festejos juninos. O encontro promoveu o esclarecimento quanto aos documentos e portfólio cultural exigidos no ato da inscrição, assim como sobre os critérios de seleção do edital deste ano.

“Ações como o workshop serão promovidas sempre que necessárias, para que o relacionamento com a sociedade civil e grupos culturais, possa gerar bons resultados e juntos termos a oportunidade de construir um grande e bonito São João de Todos”, afirmou o presidente da Func, Marlon Botão.

Os interessados devem acessar o edital no Portal da Prefeitura e realizar as inscrições até o dia 20 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Galeria Trapiche.

Podem participar da seleção as seguintes categorias: bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças (dança portuguesa, dança do boiadeiro, cacuriá, quadrilha, grupos alternativos), manifestações da cultura popular mirim, shows musicais, forró pé de serra e expressões cênicas (espetáculos teatrais). O resultado do edital será divulgado no dia 25 de maio e os classificados terão até 72h para se apresentar e assinar termo de adesão na Coordenação de Eventos da Func.

O São João de Todos será realizado pela Prefeitura de São Luís e pelo governo do Estado, no período de 12 a 30 de junho, com arraiais em diversos pontos da cidade. A Praça Maria Aragão é cenário do arraial mais esperado dos festejos juninos e contará com uma programação diversificada e cheia de novidades.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias