RECUPERAÇÃO

Parque Folclórico da Vila Palmeira será revitalizado

No primeiro momento, serão iniciados reparos emergenciais. Depois das festas juninas será realizado um projeto de reestruturação do parque visando a cumprir finalidades culturais

Recuperação Parque Folclórico da Vila Palmeira

O governador Flávio Dino esteve ontem, 11, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, em São Luís, para fazer uma vistoria no local. Acompanhado pela Secretária de Cultura, Ester Marques, e pelo Secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, o governador determinou a realização de reparos emergenciais no local para as festas juninas e um projeto de revitalização e estruturação completa para o Parque Folclórico, de modo a assegurar a democratização do espaço.

Com sérios problemas estruturais, principalmente nos banheiros e no palco, e administrativos, o Parque Folclórico da Vila Palmeira, em São Luís, não era utilizado em sua plenitude. Nos últimos anos, o espaço vinha sendo aproveitado apenas em ocasiões pontuais, como São João, e em raros projetos sociais e culturais.
O governador lamentou o estado físico do Parque, mas garantiu que ele voltará a ser referência para a área. “Infelizmente há muita degradação, o parque estava abandonado. Após a reestruturação, o parque será usado não apenas em períodos festivos, mas durante o ano inteiro, o dia inteiro, proporcionando qualidade de vida para a vizinhança, porque é um espaço magnífico, nobre, uma área muito importante da cidade que agora vai ser valorizada”, destacou Flávio Dino.
As obras no local serão realizadas em duas etapas. Neste primeiro momento, serão iniciados reparos emergenciais para garantir a realização de festas juninas no local, como limpeza da área, reforma dos banheiros e pavimentação das vias. “Com essas obras, vamos garantir que esse equipamento público, importante e privilegiado possa ser usado de forma adequada agora no período de festas juninas”, explicou o secretário Clayton Noleto.
A secretária Ester Marques lembrou que o Parque Folclórico será um dos pontos de referência do São João deste ano em São Luís, assim como a sede do Ipem, que também passará por adequações estruturais para receber os brincantes e o público.
“Esse arraial será um dos arraiais de referência em São Luís. Além disso, organizaremos um comitê gestor de todos os equipamentos culturais pra gente preparar projetos de atividades que possam trazer vida novamente para esse parque, para que ele volte a ser da comunidade”, frisou a secretária.
Neste momento, a nova administração do Parque Folclórico da Vila Palmeira está fazendo um cadastro das pessoas que possuíam barracas de comida no local e de pessoas interessadas. Haverá uma seleção priorizando os moradores das comunidades vizinhas ao parque.
Logo após o término das festas juninas, no segundo semestre, será realizado um projeto de reestruturação do parque visando a cumprir finalidades culturais, como é da tradição do local, mas também equipamentos esportivos e fazer espaços de lazer que serão aproveitados diariamente pelas comunidades da Vila Palmeira, do Barreto e do entorno.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias