O Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Pinheiro, realizou, no dia 20 de maio, inspeções nas delegacias de polícia e na Unidade Prisional de Ressocialização de Pinheiro.
Na ocasião, foram avaliadas as condições gerais das instalações físicas, as condições de trabalho dos policiais civis e demais servidores públicos, as situações individualizadas de cada detento, o andamento dos inquéritos policiais e a regularidade dos livros de registros.
O promotor de justiça Jorge Luís Ribeiro de Araújo, titular da 1ª Promotoria, discutiu com o delegado regional, Toriel Sardinha, e o diretor da Unidade Prisional, Wilson Louzeiro, medidas e estratégias conjuntas de atuação para minimizar as deficiências do sistema.
A Promotoria de Justiça pretende promover, nos próximos dias, um mutirão carcerário, em parceria com o Poder Judiciário, a Defensoria Pública Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil, com o objetivo de avaliar a situação processual dos detentos e propor medidas judiciais adequadas.