EDUCAÇÃO

Maranhão sediará Seminário Aprova Brasil

A capital maranhense sediará, nesta quinta-feira (14), no Hotel Abbeville, no São Francisco, às 19h, o ciclo de Seminários Aprova Brasil, que reúne especialistas e educadores, com a finalidade de debater sobre as principais avaliações nacionais. O Seminário é promovido pela Fundação Santillana, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conselho Nacional […]

A capital maranhense sediará, nesta quinta-feira (14), no Hotel Abbeville, no São Francisco, às 19h, o ciclo de Seminários Aprova Brasil, que reúne especialistas e educadores, com a finalidade de debater sobre as principais avaliações nacionais. O Seminário é promovido pela Fundação Santillana, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Avalia Educacional e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (Undime-MA).
A 2ª edição do ciclo de seminários Aprova Brasil está sendo promovida em 10 estados, entre maio e junho de 2015 para refletir com educadores, gestores e instituições públicas de ensino as perspectivas e os desafios em torno das avaliações nacionais – como a Prova Brasil e a recém-criada Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) -, analisando, também, a realidade local e o contexto das avaliações no cenário educacional do Maranhão.
O Seminário conta com a participação do especialista Cipriano Carlos Luckesi, doutor em Educação e autor de diversos livros na área. Na ocasião apresentará um panorama das principais avaliações educacionais do país e debaterá com os educadores sobre as reflexões mais recentes que embasam ações especialmente para a melhoria da qualidade de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental.
“É importante conhecermos as possibilidades e limites da avaliação de larga escala. Nós, educadores, podemos colaborar com esses processos, como avaliadores, aplicando os instrumentos, e como gestores da sala de aula, servindo-nos dos seus resultados para uma melhoria efetiva das nossas práticas individuais e coletivas”, afirma Luckesi.
No contexto educacional do Maranhão o seminário terá a participação do professor Luis Alex Lopes Corrêa, supervisor de Avaliação Educacional da Seduc, e também de Geraldo Castro Sobrinho, presidente da Undime-MA.
Luis Alex Lopes Corrêa ressaltou a importância do Seminário para o Maranhão. “Representa um momento bastante significativo para a educação do Estado. Possibilitará momento de reflexão sobre as avaliações educacionais, bem como, a possibilidade de intervenção para que possamos cumprir o compromisso do governo Flávio Dino de elevar os indicadores educacionais do estado”, disse o supervisor.
Fundação Santillana
Constituída em 1979, a Fundação Santillana atua em prol da educação e da cultura no Brasil e na Ibero-América. Suas ações estão ligadas ao universo da educação, informação e edição, áreas onde tem elevado conhecimento graças à atuação dos grupos Santillana e Prisa, mantenedores da entidade.
Luciano Monteiro, secretário-executivo da Fundação Santillana no Brasil, destacou a importância dos seminários. “O país dispõe de um grande conjunto de instrumentos de avaliação na educação básica. Acreditamos que os seminários podem contribuir para fomentar melhorias na aprendizagem dos alunos, a partir do aprofundamento de reflexões que orientem o melhor uso e interpretação dos resultados dessas avaliações nacionais”, disse.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias