TRÂNSITO

Governo realiza campanha para alertar sobre a segurança das crianças no trânsito

Uma das questões a serem focadas durante o Maio Amarelo é, justamente, o uso dos dispositivos de segurança para o transporte de crianças

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) iniciou as atividades do ‘Maio Amarelo’ com uma ação educativa em um dos shoppings da capital. Até o final do mês a campanha será levada para todos os shoppings da Região Metropolitana. Uma exposição de painéis fotográficos e distribuição de material educativo marcaram o primeiro dia. O ‘Maio Amarelo’ é um movimento internacional para a redução de acidentes, liderado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e este ano tem como foco a segurança das crianças no trânsito.
O diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes, chamou a atenção para a importância da ação e explicou que ela segue diretriz do governo Flávio Dino. “É um mês voltado para que a sociedade dê atenção a um aspecto importante da vida, um aspecto, inclusive, que causa problemas, gera doenças, mortes, que é o trânsito. Os números são alarmantes, e esse ano, o Maio Amarelo tem essa atenção especial nas crianças. Por isso, as atividades no shopping, e em cada semana será em um shopping diferente”, pontua Nunes.
Uma das questões a serem focadas durante o ‘Maio Amarelo’ é, justamente, o uso dos dispositivos de segurança para o transporte de crianças, a Lei das Cadeirinhas, que será trabalhada junto à Lei Seca. “A morte da Laurinha abalou muito a sociedade, o Detran-MA não poderia deixar de trabalhar também a Lei Seca durante o Maio Amarelo, e vamos levar a campanha para às ruas. Na caminhada, organizada pelos familiares de Laura, estaremos lá para reforçar o trabalho de conscientização”, enfatiza Antônio Nunes.
No shopping, a campanha do ‘Maio Amarelo’ foi bem recebida. A técnica em engenharia civil, Adriana Martins, acha necessário o debate sobre a violência no trânsito e o desenvolvimento de atividades que possam orientar pedestres e condutores. “Acho que as empresas, as escolas, os hospitais, todos deveriam adotar o Maio Amarelo. Essa campanha tem que chegar às ruas. Todo dia me deparo com situações de imprudência no trânsito”, diz Adriana.
Os representantes do shopping deram apoio às atividades do Maio Amarelo. O superintendente geral do São Luís Shopping, Ricardo Debiase, afirmou que sempre que houver campanhas pelo combate à violência no trânsito e o shopping for procurado, a demanda será bem recebida. “A iniciativa do Detran-MA resulta em melhoria no sistema viário dentro e no entorno do shopping. Além disso, achamos válida toda ação que visa informar e educar o cidadão”, revela Debiase.
O superintendente comercial, Ireno Carvalho, achou interessante a ação com o intuito de esclarecer o uso dos itens de segurança obrigatórios. “É muito importante informar a população e fazer esse tipo de demonstração. Ensinar sobre o uso da cadeirinha, do extintor e também trabalhar essa questão da Lei Seca chama mesmo a atenção, o que permite conscientizar”, analisou o superintendente.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias