DIÁLOGO

Governo do Estado discute estratégias para redução da violência

O workshop Estratégias de Monitoramento e Redução de Violência segue até hoje, 06, no auditório da Biblioteca Municipal Benedito Leite, no centro de São Luís

Governador Flávio Dino participou do workshop Estratégias de Monitoramento e Redução de Violência

O governador Flávio Dino participou na manhã de ontem, 05, da cerimônia de abertura do workshop Estratégias de Monitoramento e Redução de Violência, que segue até hoje, 06, no auditório da Biblioteca Municipal Benedito Leite, no centro de São Luís. O evento marca o diálogo entre o Governo do Maranhão e a sociedade civil para a redução dos índices de violência no estado.

O primeiro workshop na área visa integrar esforços em torno da Segurança Pública e da promoção da cultura da Paz no Estado. Sociedade civil, poder público e forças de repressão da criminalidade participaram da mesa de debates para avançar na redução dos crimes violentos no Maranhão, que teve grande crescimento nos últimos anos. Para isso, é preciso integrar políticas de Segurança Pública e promoção dos Direitos Humanos.
Para o governador, que compôs a mesa de abertura do workshop, é preciso unir a eficiência no combate ao crime com a difusão da cultura da paz e dos Direitos Humanos. “Queremos garantir que a legalidade democrática seja o fim, mas também o meio utilizado para a contenção da violência”, afirmou Dino, ressaltando que o Governo do Maranhão rejeita qualquer oposição entre a atuação das forças policiais e a defesa dos Direitos Humanos. “As duas coisas devem andar juntas para obtermos resultados realmente eficazes”, disse.
Representantes de instituições nacionais e locais que trabalham com a temática compartilharam experiências e estratégias adotadas por outros estados e também pelo governo federal para construção de ações concretas de Segurança Pública. Também estão sendo discutidas metodologias de monitoramento da violência e estratégias para o enfrentamento do problema, construídas a partir das experiências apresentadas pelos participantes.
Troca de experiências
“Estamos reunido especialistas de todo o país, assim como dirigentes do Sistema de Segurança e de Direitos Humanos para qualificar ainda mais nossa ação, combater a criminalidade nas dimensões preventiva e repressiva. Esse é o caminho pelo qual podemos vencer esse ciclo de violência infelizmente instalado no Brasil e o Maranhão”, disse Flávio Dino.
O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) em parceria com a Open Society e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, além da presença de membros da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), de órgãos públicos e de instituições da sociedade civil que trabalham com metodologias de monitoramento de violência.
O secretário de Estado da Participação Popular e Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, destacou que esta é a primeira vez que o Maranhão conta com esse tipo de mesa de discussão. “É um avanço para o Maranhão reunir setores do Estado e da Sociedade Civil numa reflexão sobre as metodologias para redução da violência. É neste sentido que pretendemos construir uma política de paz efetiva”, ressaltou.
Além de identificar metodologias de monitoramento da violência, o workshop mostra como os indicadores produzidos por essas metodologias são apropriados pelo estado e pela sociedade civil na avaliação e formação de políticas públicas de enfrentamento da violência.
As experiências exitosas levantadas no evento serão colocadas em prática pelos órgãos do Governo do Maranhão. O objetivo é gerar cada vez mais benefícios para a população.
“A sociedade dirige o seu Sistema de Segurança, porque aquilo que colhemos aqui, nós transformamos em medidas administrativas para a redução dos índices de criminalidade, que é o que interessa a todos. O objetivo da superação dos índices é comum para o governo e para a sociedade civil”, frisou o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.
Durante o dia de hoje foram discutidos temas como “Um panorama da Segurança Pública: o caso brasileiro e as experiências de redução na América Latina” e “Por uma nova concepção de Segurança Pública: as experiências de Pernambuco e a construção no Distrito Federal”.
A cerimônia de abertura do workshop contou também com a presença dos secretários de estado Tatiana Pereira (Juventude), Murilo Andrade (Administração Penitenciária), Laurinda Pinto (Mulher), do Delegado Geral Augusto Barros, do secretário municipal de Segurança de São Luís, Breno Galdino; além de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Exército.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias