AÇÃO GLOBAL

Garantida a emissão de documentos para jovens em ações especiais em nove cidades maranhenses

Ocorrerá no sábado (30), simultaneamente nos municípios de São Luís, Turiaçu, Urbano Santos, Campestre do Maranhão, Arari, Imperatriz, Alcântara, Alto Parnaíba e São João dos Patos e garantirá que 100 jovens de cada uma das unidades móveis do Viva Cidadão

O Governo do Estado possibilitará que mais de mil jovens de oito municípios do interior e da capital tenham sua cidadania assegurada com a emissão de documentos de identificação. Durante a ação “Jovem Cidadão”, promovida em parceria entre o Viva Cidadão, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e as Secretarias de Estado de Juventude (Seejuv), de Educação (Seduc), e de Esporte e Lazer (Sedel) serão emitidas Carteira de Identidade e CPF com atendimento prioritário para jovens.
O “Jovem Cidadão”, ocorrerá no sábado (30), simultaneamente nos municípios de São Luís, Turiaçu, Urbano Santos, Campestre do Maranhão, Arari, Imperatriz, Alcântara, Alto Parnaíba e São João dos Patos e garantirá que 100 jovens de cada uma das unidades móveis do Viva Cidadão nos nove municípios, além das unidades fixas instaladas em 14 municípios do estado,tenham acesso a emissão dos documentos de identidade. A ação reforça o compromisso do governo Flávio Dino em garantir cidadania e inclusão social para os jovens maranhenses, consolidando cada vez mais o protagonismo juvenil no estado.
Além dos documentos de identificação, nas unidades do Viva Cidadão, os jovens poderão acessar serviços online (inscrição do Enem 2015, emissão de Contas de Água, Luz e Telefone, Certidão Negativa da Justiça Federal e Militar, NIT – Previdência Social, Boleto Bancário) e emitir o certificado de Antecedentes Criminais.
De acordo com os órgãos parceiros na ação, o “Jovem Cidadão” tem como objetivo, garantir a ampliação de direitos e acesso à cidadania, além de fazer com que um número maior de jovens maranhenses possam realizar sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2015, uma vez que, os documentos são indispensáveis no ato da inscrição nestes e em outros eventos. Para isso, as equipes da Seejuv, Sedel e Seduc, realizarão mobilização nas unidades de ensino, escolinhas de futebol e demais esportes e nos mais diversos grupos juvenis, no intuito de sensibilizar os jovens a procurar as unidades do Viva Cidadão para ter acesso a emissão dos documentos.
“A ação ‘Jovem Cidadão’, pela emissão de documentos de identificação, possibilitará a ampliação da garantia de direitos aos jovens, tirando-os da invisibilidade social. Muitos jovens nestes municípios ainda não têm Carteira de Identidade ou CPF. A falta que esses documentos faz é evidenciada, principalmente, quando eles precisam acessar algum programa ou ação de política pública ou mesmo fazer inscrição em algum evento, como, por exemplo, os JEMs e o Enem. Por isso mesmo, neste momento, em que estão em curso, as inscrições para estes dois eventos, iniciamos esta, que é uma ação de governo Flávio Dino e será contínua, dando prioridade à juventude na emissão desses documentos, numa grande parceria entre o Viva Cidadão, a Seejuv, a Sedel e a Seduc.”, explicou a secretária da Seejuv, Tatiana Pereira.
Ação continua
O lançamento do “Jovem Cidadão” ocorrerá neste sábado, entretanto, de acordo com os órgãos governamentais que coordenam a ação, o objetivo é que ela seja contínua, ocorrendo outras vezes. Para isso, será reservado sempre um dia do período de atendimento das unidades do Viva Cidadão nos municípios do estado, para priorizar a emissão de documentos de identificação para a juventude.
Além do dia prioritário de atendimento aos jovens, as unidades móveis atenderão ao público geral durante uma semana, iniciando suas ações na sexta-feira (29) e encerrando no dia 6 de junho. Durante o período, os jovens que não conseguirem atendimento na ação “Jovem Cidadão”, no sábado (30), poderão procurar as unidades e agendar um horário para emissão dos documentos. Os endereços onde as unidades serão instaladas estão detalhadas na tabela abaixo.
Unidades fixas do Viva Cidadão
Em São Luís
– UNIDADE LUCIANO MOREIRA (Praia Grande)
– UNIDADE JARACATI (Shopping do Jaracati)
– UNIDADE JOÃO PAULO (Bairro do João Paulo)
Nos municípios:
– UNIDADE DE AÇAILÂNDIA (Rua Duque de Caxias, 1017 – Centro)
– UNIDADE DE BACABAL (Trav. Capitão AsseNcio, nº 48, Centro)
– UNIDADE DE BALSAS (Av. Contorno, Quadra 06, Lote 12, Bairro Bacaba)
– UNIDADE DE CAROLINA (AvGetulio Vargas, nº 1343, Centro)
– UNIDADE DE CAXIAS (Rua Aarão Reis, 704 – Centro)
– UNIDADE DE COROATÁ (Rua Benjamim Constante S/N – Centro)
– UNIDADE DE IMPERATRIZ (Rua Godofredo Viana, Nº 757, Centro)
– UNIDADE DE PEDREIRAS (Avenida Rio Branco, Nº 475, Centro)
– UNIDADE DE PINHEIRO (Rua Magalhães de Almeida, 170 – Centro)
– UNIDADE DE PRESIDENTE DUTRA (Rua Magalhães de Almeida, 170 – Centro
– UNIDADE DE SANTA INÊS (Rua Wady Haddad, nº 64 – Centro)
– UNIDADE DE SÃO BENTO (Rua Benjamin Constant s/n – Praça de Eventos)
– UNIDADE DE VIANA (Rua Coronel Campelo nº 380, Centro)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias