PREVENÇÃO

Ato público no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil

Com o tema Faça Bonito proteja nossas crianças e adolescentes, o evento foi marcado por atrações culturais no Parque do Bom Menino

Prefeitura participa de ação no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil

Na tarde de segunda-feira, 18, o Parque do Bom Menino foi palco de um grande ato público que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

“Queremos chamar a atenção da sociedade quanto à importância da prevenção e do enfrentamento à violência sexual praticada contra as nossas crianças e adolescentes. O prefeito Edivaldo é apoiador dessa causa e um dos objetivos da sua gestão é justamente garantir a segurança e o bem-estar dos nossos meninos e meninas”, disse a titular da Semcas, Andreia Lauande.
Sob o tema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil foi marcado por atrações culturais como danças, espetáculo teatral e percussão, apresentadas pelas crianças da Casa da Acolhida do Marista, do projeto Adolescente Saudável da Plan e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semcas, além de contação de histórias.
O objetivo foi levar à população de São Luís a mensagem de conscientização para a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infantojuvenil, abordando o enfrentamento a diversas violações, como violência sexual, maus tratos, exploração do trabalho e negligência.
O estudante Cleilson Nunes, que também faz parte do Projeto Adolescente Saudável da Plan destacou a importância do dia para a mobilização dos jovens contra a violência. “Este dia se destaca não apenas pelo combate da violência e o abuso, mas também por despertar em cada jovem, inclusive eu, a mobilização e o protagonismo. Ter voz e espaço nas discussões que nos envolvem”, afirmou.
Dados
Apenas no ano de 2014, foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil. O Maranhão é o 11º Estado no país com maior índice de registros de abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes: só em 2014 foram registrados 126 casos deste crime.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias