LEITOR DO FUTURO

Alunos da escola Dom Pedro II realizam visita ao O Imparcial

Durante dois dias, alunos da escola Dom Pedro II visitaram e conheceram a rotina do jornal O Imparcial

Visita dos alunos da escola Dom Pedro II

“O que mais me chamou a atenção foi todo o processo do jornal, o tempo que é fabricado, a quantidade, as máquinas, a redação. Até pensei em ser jornalista! Depois de vir aqui, vou poder ajudar na produção do jornal da escola”, revelou Daniel Lopes, de 10 anos, estudante. Alunos do quinto ano da escola Dom Pedro II realizaram uma visita à sede do jornal O Imparcial.

Na oportunidade, eles puderam conhecer a estrutura do jornal, a redação, a edição, a impressão e a parte do maquinário, onde o jornal impresso é processado. A ideia de trazer os estudantes partiu de um projeto desenvolvido na escola, para fazer um jornal laboratório. Segundo a professora de Português, Fabíola Medeiros, é uma forma de atrair os alunos para a escrita e a leitura.
“Como vamos elaborar o jornal impresso da escola, dividimos em duas etapas este processo. Primeiramente, eles conheceram o profissional jornalista, para saber como é o dia-a-dia, e hoje com esta visita, eles vão saber como é realizada a confecção do jornal. É importante porque é um gênero textual em que eles serão conduzidos para a leitura e escrita”, relatou a professora.
Durante a visita, os estudantes também aprenderam sobre o meio ambiente, em uma palestra desenvolvida pelo supervisor do projeto Ecocemar, Ricardo Oliveira, onde foi apresentados temas sobre reciclagem, coleta seletiva e os cuidados para evitar o desperdício de energia.
Tema que chamou a atenção da professora de Ciências, Flora Pessoa, que aproveitará os assuntos dentro do projeto da escola. “O Ecocemar traz conteúdos que são debatidos na escola. Além disso, pequenas ações podem ajudar o meio ambiente, incentivando a população para a preservação”.
Sobre o Projeto Ecocemar
O projeto Ecocemar consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem. O projeto é desenvolvido desde 2011 pela Cemar, e já recolheu mais de 8 mil toneladas de resíduos, em São Luís, o que gera bônus na conta de luz descontos aos clientes.
Alunos do 4° ano também visitaram O Imparcial
Visita dos alunos da escola Dom Pedro II

Já no segundo dia, foi a vez da visita dos alunos do 4º ano, também da Escola Dom Pedro II.

Olhares atentos e curiosos prestavam atenção a tudo o que viam. O gestor de reportagem, Célio Sérgio, acompanhou a visita dos alunos pelas dependências do jornal. Os estudantes conheceram um pouco da rotina do jornalismo impresso e o processo de produção de um jornal diário. Eles passaram pelos setores de reportagem, fotografia, diagramação e, por fim, a fase de impressão do jornal.
A professora de Língua Portuguesa ressaltou que trazer os alunos para conhecer O Imparcial possibilitou trabalhar com eles os mais variados tipos de textos. Despertar em cada aluno o interesse pela leitura em geral, em especial pelos textos informativos. “Essa experiência irá enriquecer as aulas e despertar nos alunos o interesse pelos livros, revistas, jornais, além de mostrar a eles como é o universo jornalístico” relatou a professora.
A visita funciona como um incentivo à leitura de jornais. Os alunos que participaram conheceram toda a estrutura do Imparcial, a importância do jornal impresso e o passo a passo da sua construção, desde o apuramento das pautas, a escrita das matérias, até a sua impressão. Foi apresentado também, um pouco da história do jornal em seus 89 anos de fundação, incluindo as máquinas antigas, onde era produzido o jornal antigamente.
Os alunos ficaram surpresos com o que aprenderam durante a visita sobre a produção das matérias jornalísticas. O pequeno, Daniel Brito aluno do 4º ano B, contou que imaginava que os textos fossem produzidos na redação e diretamente impresso. “Pensei que era mais fácil, descobri que é muito mais difícil. E eu gostei muito da parte da edição”, disse Daniel.
Visita dos alunos da escola Dom Pedro II

Já para Kauã Jordão, a sala de impressão foi o que mais chamou atenção, as máquinas e todo o processo o deixaram encantado. Ele destacou que foi uma boa experiência e que aprendeu muito. “Vou ler o jornal agora com mais cuidado e atenção, pois aprendi que até o texto chegar ao jornal, passa por várias etapas”, afirmou.

A visita faz parte do “Projeto Leitor do Futuro” que O Imparcial desenvolve há 10 anos em pareceria com a Companhia Energética do Maranhão. As escolas que tiverem interesse em proporcionar aos alunos o conhecimento acerca do processo de produção das notícias do periódico, podem agendar uma visita. O projeto está aberto tanto para os alunos de escolas públicas, quanto particulares.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias