SEGURANÇA ALIMENTAR

2,8 toneladas de alimentos do PAA são entregues no CRAS da Cidade Operária

Os alimentos foram entregues na manhã desta quarta-feira, 13, no CRAS da Cidade Operária, beneficiando mais de 100 famílias cadastradas

Distribuição de alimentos

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), realizou a entrega de 2,8 toneladas de produtos variados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os alimentos foram entregues na manhã desta quarta-feira, 13, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Cidade Operária, beneficiando mais de 100 famílias cadastradas.

“Temos programadas mais ações desta natureza e estamos trabalhando para garantir a qualidade de vida da nossa população. E essa qualidade passa por uma boa alimentação. O programa oferece alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e beneficia tanto quem planta, quanto quem recebe”, ressaltou a primeira-dama de São Luís, Camila Braga.
Famílias cadastradas no CRAS aguardavam o momento para receber os produtos. A dona de casa Antônia Miranda da Silva, 42 anos, mãe de cinco crianças, estava ansiosa pelo recebimento. Ela conta que apenas o marido trabalha fora e que o que ganha não atende às necessidades básicas da família.
“Essa ajuda vai ser muito boa para a gente e espero que continue. Assim como eu, muitas famílias carentes precisam”, disse. Já a faxineira Maria Alice das Dores, 27 anos, mãe de dois filhos, vê no programa um apoio para as pessoas carentes. “É uma ajuda que estamos precisando. O programa chegou na hora e a gente quer ter sempre esse apoio”, relatou. Cada pessoa recebeu uma cesta contendo diversos produtos cultivados na zona rural da capital.
Distribuição de alimentos

A primeira-dama pontuou o momento de crise por que passa a economia do país e o esforço da Prefeitura para executar os projetos sociais em curso. “Estamos driblando este momento do país em que tivemos recursos diminuídos. O trabalho é incessante para cumprir os projetos sociais, uma das prioridades do prefeito Edivaldo Holanda Junior”, disse ela.

A titular da Semsa, Fatima Ribeiro, lembrou os esforços para conseguir trazer o PAA à capital e o resultado foi positivo para as comunidades atendidas. “Reunimos esforços e fomos perseverantes. Este é um programa importante e muito esperado pelos pequenos agricultores e as famílias necessitadas. O prefeito também foi sensível e incentivou a implantação desse programa de grande alcance social e hoje podemos garantir alimentos saudáveis à população, melhorar a qualidade da alimentação e, assim, promover saúde e qualidade de vida”, destacou.
“Para nós é uma satisfação participar deste programa e poder garantir às populações atendidas alimentos de qualidades, além de promover a produção rural”, disse o secretário adjunto de Agricultura e Pesca Municipal (Semapa), Domingos Paz. A secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andreia Lauande, citou o papel da instituição em mobilizar as famílias beneficiárias e parabenizou o sucesso do programa. Na capital, são 20 CRAS que atendem mais de 20 mil famílias, segundo a secretária.
Produtores estimulados
Para o agricultor e presidente da Associação de Produtores do Cinturão Verde e participante do PAA, Luís Carlos Carvalho, o principal benefício do programa é o estímulo ao aumento da produção rural. “Agora, a gente sabe que o que plantar vai ter saída, vai ser vendido. É uma venda certa e com preço fixo. Com certeza vamos produzir mais”, ressaltou. Segundo ele, a produção deve crescer cinco vezes mais, nos próximos seis meses. Na comunidade são mais de 60 agricultores que vão comercializar para o PAA cerca de 30 itens entre frutas, verduras, legumes e frango.
“O PAA era muito esperado, não só por nós produtores, mas também vai ser bom para a população. Com isso, nós vamos produzir mais e as pessoas vão consumir alimentos de qualidade”, aponta a agricultora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís, Maria de Jesus Gamba.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias