PEDREIRAS

Polícia Federal prende caçador ilegal de animais silvestres em Pedreiras

O preso foi conduzido até a Superintendência da Polícia Federal onde foi feita a autuação em flagrante

Foto: PF.


PF

Polícia Federal prende caçador ilegal de animais

A Polícia Federal no Maranhão cumpriu na quarta-feira, 29, na cidade de Pedreiras, mandado de busca e apreensão com o objetivo de localizar e apreender objetos relacionados à atividade de caça ilegal.

Conforme apuração, o caçador mantinha ainda um canal na internet destinado à divulgação de vídeos, com cerca de quarenta vídeos publicados. A maioria dos vídeos ensinava técnicas de caça de animais silvestres, com imagens filmadas durante a caça realizada nas proximidades de Pedreiras/MA. O vídeo mais popular tinha aproximadamente 180 mil visualizações e os vídeos já foram retirados da internet. Os fatos constituem, em tese, crimes dos arts. 29 da Lei de Crimes Ambientais e art. 287 do Código Penal.
Durante o cumprimento, foram localizados materiais utilizados nas filmagens (câmeras, cartões de memória, roupas camufladas, armadilha, lanterna e apitos para atrair a caça), bem como carne de caça, duas gaiolas vazias e um viveiro com uma ave viva.
Foram encontradas ainda duas armas caseiras (conhecidas como “soca-soca” ou “por fora”) e material destinado à fabricação de arma artesanal, além de pólvora, chumbo, buchas e espoletas que seriam utilizadas para municiar tais armamentos. O homem foi preso em flagrante pela posse irregular de arma de fogo e munição (artigo 12 do Estatuto do Desarmamento), com pena prevista de até três anos de detenção.
O preso foi conduzido até a Superintendência da Polícia Federal onde foi feita a autuação em flagrante. Quanto à posse de arma de fogo foi arbitrada fiança, sendo ainda implementada medida cautelar diversa da prisão, consistente na colocação de monitoramento eletrônico (tornozeleira eletrônica), com proibição de acesso do investigado à zona rural do município de Pedreiras, aos locais de mata ou qualquer outro local propício à prática da caça.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias