MEC abrirá 1,2 milhão de vagas para curso de educação inclusiva
As inscrições começam a partir de 21 de outubro, com oferta inicial de 250 mil vagas.
ACAPES e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) ofertarão 1.250.000 vagas para curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Podem participar todos os professores que atuam em sala de aula da educação básica do País.
As inscrições começam a partir de 21 de outubro, com oferta inicial de 250 mil vagas. A cerimônia de lançamento do curso acontece em novembro e as aulas terão início em março de 2025. A formação será por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Cinquenta instituições de ensino superior já aderiram ao curso. Elas serão responsáveis pelo processo de inscrição para preenchimento das vagas. Com carga horária de 120 horas, a formação será ofertada na modalidade a distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da CAPES.
O curso é composto por quatro módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação da Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas, e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Cada módulo terá leitura de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relato de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão por meio de elaboração de textos, de recursos e de projetos.
Os eixos, os conteúdos pedagógicos propostos e a bibliografia abordados pelo curso estão em conformidade com os marcos legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e com as pesquisas e estudos científicos que orientam a inclusão do público da Educação Especial nos sistemas de ensino comum.
Objetivo do curso é formar educadores para desenvolver concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.
O curso pretende refletir sobre as pluralidades e as singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem do público da educação especial na sala de aula comum, e contribuir para a elaboração de práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para um projeto de escola inclusiva.
De acordo com o Censo Escolar do Inep/MEC, de 2023, há no País 1,5 milhão de alunos da Educação Especial matriculados em classes comuns na educação básica da rede pública de ensino. O dado evidencia a importância de investimentos na formação dos professores para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas.