Evento

Vigilância da Mpox é tema de webnário promovido pelo Governo do Maranhão

Os outros casos foram registrados nas cidades de Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Imperatriz, Pindaré- Mirim e São José de Ribamar.

Reprodução

A Vigilância da Mpox é tema do Webnário a ser promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (10), a partir das 15h, via plataforma Teams. O evento é voltado para gestores regionais e municipais, além de profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS), na Vigilância Epidemiológica e na Assistência à Saúde. No último mês, um encontro foi realizado com profissionais de saúde da região metropolitana no auditório da SES.

O estado possui 18 casos da doença notificados, sendo: 11 descartados. 6 suspeitos e q confirmado na cidade São Luís. Os outros casos foram registrados nas cidades de Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Imperatriz, Pindaré- Mirim e São José de Ribamar.

O objetivo do webnário é fortalecer as orientações e protocolos de manejo da doença junto aos profissionais de saúde, garantindo a detecção oportuna de casos e a notificação adequada. Entre os principais temas que serão abordados estão: Detecção precoce da doença; Processos de notificação e monitoramento de casos; Aspectos clínicos da Mpox; Monitoramento de casos e contatos; Coleta de amostras para diagnóstico; Assistência à saúde para os infectados.

Além disso, o seminário virtual também oferecerá um panorama atualizado sobre a situação da Mpox no Maranhão, discutindo tanto os aspectos clínicos da doença quanto as melhores práticas para seu controle e prevenção.
Com essa iniciativa, a Secretaria busca intensificar a vigilância e capacitar os profissionais para garantir uma resposta oportuna e eficaz diante da doença.

A mpox é uma doença zoonótica causada pelo mpox vírus (MPXV). A transmissão para humanos ocorre principalmente por meio do contato próximo e prolongado, como abraços, beijos ou relação sexual, com pessoas infectadas pela Mpox e que apresentam lesões na pele, erupções cutâneas, bolhas, crostas ou fluidos corporais, como secreções e sangue.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias