Equipamentos museológicos do estado participam da 18ª Primavera dos Museus
Evento começa dia 23 e vai até o dia 29 de setembro, em vários museus e casas de cultura do país
Até o dia 29 de setembro o público terá acesso a uma vasta programação preparada pelas equipes dos museus e casas de cultura do estado do Maranhão. Realizada de 23 a 29 de setembro, a 18ª Primavera dos Museus contará com um total de 942 instituições participantes e 2.360 eventos programados em todo o país, com atividades como exposições, shows, apresentações teatrais, oficinas, seminários e visitas mediadas, entre outras.
A Primavera dos Museus é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e é uma temporada anual de eventos em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país, promovem atividades em torno de um mesmo tema.
Este ano, o tema é “Museus, acessibilidade e inclusão” e busca ampliar o debate sobre a democratização dos espaços museológicos, promovendo a reflexão sobre como os museus podem se tornar mais acessíveis a diferentes públicos, tanto em termos físicos quanto sociais e culturais.
No Maranhão, espaços museológicos gerenciados pelo governo do Estado nas cidades de São Luís e Alcântara estarão com programações especiais a partir do dia 21, na Casa de Nhozinho, Museu de Artes Visuais, Museu do Forte, Museu Histórico de Alcântara e Casa de Cultura Josué Montello.
Dentre as atividades estão: palestras, oficinas, rodas de conversa, exposição, visitas, dentre outras que vão explorar temas específicos, proporcionando ao público a oportunidade de aprender ainda mais sobre o tema do evento. As visitas guiadas também são destaque, permitindo que os visitantes tenham uma experiência educativa mais profunda e compreensiva das exposições.
Para o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, o papel dos museus vai muito além de ser espaço de preservação da história e de perpetuação do conhecimento, mas espaço de saberes, de socialização. E a temática só reforça a preocupação das instituições em torná-las abertas e acessíveis para todos os públicos.
“Tornar esses espaços democráticos, dar acessibilidade, trabalhar de forma inclusiva, passar conhecimento por meio de várias estratégias é uma preocupação permanente do governo do estado para com as nossas instituições. Trabalhar a questão da inclusão e da acessibilidade, para que elas estejam presentes em todos os espaços é uma pauta importante a ser tratada não só na Primavera dos Museus, mas ao longo dos tempos.”
A Primavera dos Museus é uma oportunidade para os museus se conectarem com a comunidade local, aumentando sua visibilidade e reforçando seu papel como centros de preservação e disseminação do conhecimento. O evento promove a democratização do acesso à cultura, a valorização do patrimônio histórico e o estímulo à educação e à reflexão sobre temas culturais importantes. Com isso, a Primavera dos Museus contribui significativamente para o fortalecimento da relação entre os museus e a sociedade, destacando a relevância dessas instituições na promoção da cultura e do conhecimento.
Serviço
O quê: 18ª Primavera dos Museus
Quando: De 23 a 29 de setembro
Tema: Museus, acessibilidade e inclusão
Confira a programação
Casa de Nhozinho (Rua Portugal – Praia Grande)
Dia 21 – Museu vai à escola da APAE
Dia 24 a 29 – Visitação mediada acessível e inclusiva
Museu de Artes Visuais (Rua Portugal. Praia Grande)
Dia 23 – Palestra “Museus Acessíveis desafios perspectivas para inclusão”, com Andressa Cabral e Priscilla Solares. Das 15h às 16h30
Dia 25 – Oficina de sensibilidade sensorial com Silma Galvão, da 9h às 11h
Dia 27 – Roda de Conversa sobre “Acessibilidade e cinema”, das 16h às 18h
Dia 28 – Roda de Conversa “Ética e acessibilidade: paralelos entre educação e cultura”, da 14h às 18h
Dia 29 – Intervenção artística, com Fabíola Ferreira, das 16h às 18h
Museu do Forte (Ponta da Areia)
De 23 a 26 – Visitação espontânea com acervo acessível ao toque, das 10h às 18h
Dia 27 – Forte vai à Escola de Cegos, das 10h às 18h
28 – Visita espontânea com acervo acessível ao toque
Museu Histórico de Alcântara
Dia 21 – Abertura da Exposição Paisagem Cósmicas, Astronomia na Praça e show musical Quintal Planetário, com Sérgio Brenha. A exposição fica até 25/10
Dia 24 – (re) Conexão Maranhão
Elaboração do Plano de Museus
Dia 26 – Roda de conversa sobre Mulheres com idosos, parceria com o Museu Histórico de Alcântara (IPHAN) – 14h
Casa de Cultura Josué Montello
Exposição Uma fotobiografia de Josué Montello – Exposição em banners contendo informações com fotos sobre a vida do escritor Josué Montello, desde sua infância, juventude, vida funcional e vida literária.
De 23 a 30/09, das 13h às 18h
Local: Salão de Exposição da CCJM
Visitação gratuita
Agendamento de grupos acima de 6 pessoas e escolas pelo WhatsApp (98) 981943185