Saúde

Governo do Estado amplia ações do programa Cirurgias e anuncia mutirão de próteses dentárias em São Luís

A primeira etapa acontecerá neste sábado (24) e no domingo (25), na Unidade de Especialidade Odontológica do Maranhão – Sorrir Praia Grande, em São Luís.

(Foto: Wellington Silva)

Com uma expectativa de alcançar 600 atendimentos, o Governo do Maranhão anunciou o mutirão de próteses dentárias, por meio do programa Cirurgias – Aqui, a fila anda. A primeira etapa acontecerá neste sábado (24) e no domingo (25), na Unidade de Especialidade Odontológica do Maranhão – Sorrir Praia Grande, em São Luís. 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou nesta terça-feira (20) a Unidade de Especialidade Odontológica do Maranhão – Sorrir Ponta do São Francisco, e anunciou o mutirão de próteses dentárias, em São Luís. 

“Devolver o sorriso para as pessoas também é um compromisso do governador Carlos Brandão, que a cada anúncio de procedimentos cirúrgicos amplia o acesso da população aos serviços de saúde, com a inclusão de novas especialidades”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

Os pacientes que serão atendidos no mutirão pelo programa Cirurgias – Aqui, a fila anda, já passaram por atendimento de triagem em unidades Sorrir da capital, e serão encaminhados para atendimento mutirão de próteses dentárias. Em julho, cerca de 130 atendimentos para rastreio de câncer de boca foram realizados no Sorrir Praia Grande, em São Luís.

Visita à maternidade

Em continuidade ao acompanhamento dos atendimentos da rede estadual de saúde, as equipes e usuários da Maternidade Nossa Senhora da Penha, localizada Anjo da Guarda, receberam também a visita do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

O gestor estadual visitou as pacientes assistidas na unidade, que oferece assistência materno-infantil, e o desenvolvimento das ações alusivas à campanha Agosto Dourado, que tem como tema: “Juntos pelo aleitamento materno: fortalecendo redes de apoio às mães maranhenses”.

Na Sala de Apoio à Amamentação da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Karlielma Silva, de 22 anos, mãe do Ailon Kael, de três dias, conversou com o titular da pasta da SES, Tiago Fernandes. “A gente se sente feliz, porque fomos acolhidos. Como se estivéssemos nossa própria casa. Eles cuidam do nosso filho como se fossem filhos deles, nos dão todas as orientações, incluindo a importância do leite materno e como fazer, pois não é toda hora que dá certo, às vezes tenho dificuldade de ele pegar a mamada”, relatou Kalielma.

A maternidade desenvolve uma programação especial para o Agosto Dourado com promoção de palestras e rodas de conversa.

De janeiro a julho de 2024, a unidade contabilizou 105.391 atendimentos, sendo 554 partos. A SES oferta na Maternidade Nossa Senhora da Penha atendimentos nas especialidades de Pré-Natal, Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Cardiologia (Risco Cirúrgico), Cirurgia Geral Ginecologia (laqueadura), Exames ofertados, Análises Clínicas, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Tococardiografia, Testes Neonatais, Pezinho, do Coraçãozinho, do Olhinho, teste da Orelinha e Teste da Linguinha. A maternidade possui, ainda, um Cartório de Registro Civil.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias