Via Sacra do Anjo da Guarda acontece nesta quinta e Sexta-feira Santa
A montagem da peça percorre cerca de dois quilômetros de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda.
O espetáculo teatral a Via Sacra do Anjo da Guarda, completa este ano 43 edições. A peça será realizada nesta quinta (28) e sexta-feira (29), a partir das 18h, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís.
A produção da encenação da Paixão de Cristo traz o tema “Humanidade: uma poética de expressão coletiva”. A Via Sacra mobiliza uma grande comunidade do bairro Anjo da Guarda, envolvendo pelo menos duas mil pessoas, direta e indiretamente, tanto na parte artística, quanto na estrutura e logística. São esperadas cerca de 500 mil pessoas nos dois dias de espetáculo.
O espetáculo Via Sacra do Grupo Grita foi concebido no ano de 1981 com o objetivo de traduzir para a população, o sentimento libertário da Paixão de Cristo. Centenas de moradores do Anjo da Guarda e região colaboram com a execução da peça, entre atores, produção e equipe técnica.
A montagem da peça percorre cerca de dois quilômetros de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda. O percurso até a cruz e a ressurreição, eternizados na Bíblia, há 42 anos atrai uma verdadeira multidão para acompanhar de perto a via crucis encenada pelo Grita.
A comunidade do Anjo da Guarda
A história da comunidade do Anjo da Guarda, situada na Área Itaqui-Bacanga, é marcada pela resistência dos movimentos sociais e pelo desenvolvimento da cultura popular. A combinação da forte religiosidade dos moradores com a luta pela conquista dos direitos humanos, serviu de inspiração para o Grupo Grita, que optou em 1981 por montar o espetáculo Via Sacra, com o propósito de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo na movimentação em torno do desenvolvimento da própria comunidade.
O envolvimento da comunidade é fator determinante para o sucesso da produção. Durante mais de 40 anos de espetáculo, mais de dois milhões de pessoas assistiram à Via Sacra do Anjo da Guarda, que já se tornou um evento fixo no calendário cultural do Estado e um vetor econômico e turístico para a região.