CHECAMOS

Pesquisa de 2005 comprova a eficácia da cloroquina contra o covid-19? Checamos!

Segundo a publicação a cloroquina previne e cura o coronavírus há mais de 15 anos

Reprodução

Circula nas redes sociais que uma pesquisa realizada em 2005 comprova a eficácia da cloroquina contra o covid-19. Segundo a publicação, “Todos os virologistas já sabiam. Este artigo saiu no Jornal de Virologia de 2005! Cloroquina previne e cura há mais de 15 anos”.

Esse estudo existe? 

A informação se baseia em um estudo publicado em 2005 no “Journal of Virology”. A pesquisa concluiu que a cloroquina tinha ação contra o Sars-Cov, o vírus causador da Síndrome Respiratória Aguda, identificada em 2002. É um coronavírus, mas não o mesmo que causa a covid-19, que é chamada de Sars-Cov-2.

A pesquisa aconteceu apenas em células in vitro, ou seja, fora do corpo humano. Logo, não passou por teste o suficiente para comprovar se é seguro e eficiente para a população. 

Na pesquisa, é concluído que os resultados “sugerem” que o remédio pode ser eficaz como tratamento. Porém, não foram realizados testes em humanos para confirmar essa hipótese, até porque o vírus não é identificado desde 2003.

A cloroquina já foi testada para o covid-19?

Estudos pré-clínicos já foram realizados usando a cloroquina contra o SARS-CoV-2 e chagaram a conclusões parecidas. Contudo, também foram realizadas pesquisas clínicas que mostraram a não eficiência no medicamento no tratamento da doença.

Testes foram feitos em pacientes hospitalizados com sintomas graves, com sintomas leves e moderados, fora do ambiente hospitalar e como prevenção da doenças para profissionais de saúde. Todos eles mostraram que a hidroxicloroquina não é um medicamento eficiente no tratamento de covid-19

Covid-19 surgiu no fim de 2019

A SARS-CoV-2, covid-19 ou novo coronavírus surgiu no fim de 2019. Logo, não teria como uma pesquisa do ano de 2005 comprovar o uso de um remédio para ela.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias