CHECAMOS

Resfriado comum pode gerar imunidade ao coronavírus? Checamos!

Estudo publicado pela revista Science demonstrou que as células imunológicas que reconhecem os coronavírus comuns também identificam o SARS-CoV-2

REUTERS/Dado Ruvic/Direitos Reservados

Segundo artigo publicado pela revista Science, no dia 4 de agosto de 2020, pessoas que já contraíram resfriados comuns decorrentes de algum tipo de coronavírus podem criar imunidade contra o SARS-CoV-2

O artigo foi comandado pelo pós-doutor Jose Mateus, que pertence ao La Jolla Institute for Immunology, localizado na Califórnia (EUA).

Como o corpo cria imunidade? 

De acordo com o estudo, um indivíduo que já teve infecções anteriores causada por outros coronavírus criam uma memória de defesa que ajuda o sistema imunológico a reconhecer o SARS-Cov-2 (Covid-19) e combatê-lo rapidamente.

Ao contrairmos uma gripe pelo vírus, o sistema imunológico cria anticorpos e células de combate, chamadas de Células T, elas permanecem no corpo mesmo após o vírus sair do organismo e podem ser reativadas caso ocorra uma nova infecção. 

O estudo demonstrou que essas células imunológicas que reconhecem os coronavírus comuns do resfriado, também reconhecem partes específicas do SARS-CoV-2, inclusive, a proteína chamada Spike, responsável por invadir células humanas.

Apesar do estudo ainda ser especulativo, ele poderia explicar o porquê de 20% a 50% da população que já contraiu algum tipo de coronavírus ter uma resposta imunológica melhor ao Covid-19, mesmo sem ter contraído o vírus antes.

Os testes foram feitos nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Cingapura e Reino Unido. O pesquisadores analisaram amostras de sangue coletadas entre 2015 e 2018, bem antes do surgimento do novo coronavírus na China. Essas amostras continham células T que reagiram a mais de cem partes específicas do covid-19.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias