CHECAMOS

Remédio para tratar gota acelera a recuperação de pacientes com covid-19? Checamos!

Estudo realizado pela USP apresentou três efeitos positivos do uso da colchicina contra o coronavírus

Reprodução

Segundo estudo clínico realizado pela Universidade de São Paulo (USP), o colchicina, medicamento anti-inflamatório utilizado para o tratamento de gota pode acelerar a recuperação de pacientes com coronavírus

Como o remédio funciona?

Os estudos revelaram, até o momento, três efeitos positivos do remédio: redução do tempo de apoio respiratório e do período geral de internação e baixa nos índices de proteína C- reativa no sangue, principal medidor de inflamação no organismo.

Participaram do estudo apenas 35 pacientes internados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), entre 1° de abril e 16 de julho. Onde um grupo de 18 pessoas receberam o medicamento e os demais ingeriram placebo (substância inerte). 

Os paciente que usaram o medicamento ficaram livres do auxílio dos respiradores em média 3 dias antes dos paciente de receberam o tratamento padrão do hospital. O médico e coordenador do estudo, Renê Oliveira, também comentou que esses pacientes receberam alta mais cedo. 

O efeito colateral mais detectado foi a diarreia. Diferente da hidroxicloroquina, não foi identificado nenhum relato de problemas cardíacos. 

O estudo já está finalizado?

O estudo com o medicamento apresentou resultados positivos. Porém, ainda não foi revisado por pares e é muito limitado para gerar certeza científica. Por isso, análises clínicas mais amplas serão realizadas para avaliar se o uso da colchicina é realmente benéfico em casos de covid-19.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias