Remédio para tratar gota acelera a recuperação de pacientes com covid-19? Checamos!
Estudo realizado pela USP apresentou três efeitos positivos do uso da colchicina contra o coronavírus
Segundo estudo clínico realizado pela Universidade de São Paulo (USP), o colchicina, medicamento anti-inflamatório utilizado para o tratamento de gota pode acelerar a recuperação de pacientes com coronavírus.
Como o remédio funciona?
Os estudos revelaram, até o momento, três efeitos positivos do remédio: redução do tempo de apoio respiratório e do período geral de internação e baixa nos índices de proteína C- reativa no sangue, principal medidor de inflamação no organismo.
Participaram do estudo apenas 35 pacientes internados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), entre 1° de abril e 16 de julho. Onde um grupo de 18 pessoas receberam o medicamento e os demais ingeriram placebo (substância inerte).
Os paciente que usaram o medicamento ficaram livres do auxílio dos respiradores em média 3 dias antes dos paciente de receberam o tratamento padrão do hospital. O médico e coordenador do estudo, Renê Oliveira, também comentou que esses pacientes receberam alta mais cedo.
O efeito colateral mais detectado foi a diarreia. Diferente da hidroxicloroquina, não foi identificado nenhum relato de problemas cardíacos.
O estudo já está finalizado?
O estudo com o medicamento apresentou resultados positivos. Porém, ainda não foi revisado por pares e é muito limitado para gerar certeza científica. Por isso, análises clínicas mais amplas serão realizadas para avaliar se o uso da colchicina é realmente benéfico em casos de covid-19.