Voluntário da vacina chinesa contra o coronavírus teve reação alérgica? Checamos!
A vacina contra o novo coronavírus está na terceira fase de testes, em um estudo com 9 mil voluntários brasileiros da área da saúde
Está circulando nas redes sociais uma foto de um jovem com o rosto inchado que, segundo informações da publicação, seria por reação alérgica a CoronaVac, vacina chinesa que está sendo testada contra o coronavírus.
A publicação diz:
“VACINA CHINESA CAUSA REAÇÃO NO TESTE
Enfermeiro voluntário posta como ele ficou após tomar a primeira dose da vacina chinesa”.
O rosto mostrado na mensagem é de um estudante norte-americano, Andrew Seely. A foto, na realidade, é de 2016 e mostra a reação alérgica dele depois de um trote em uma fraternidade, o caso foi destaque em vários jornais na época.
Teste com a vacina
A vacina contra o novo coronavírus, chamada CoronaVac, começou a terceira fase de testes no dia 20 de julho, em um estudo com 9 mil voluntários brasileiros da área da saúde, liderado pelo Instituto Butantan.
A terceira etapa de teste acontece em São Paulo, Brasilia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A princípio, essa fase custará R$ 83 milhões aos cofres do governo paulista.
O laboratório chinês já realizou testes do produto em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.