CHECAMOS

Receita milagrosa com laranja, limão e melãozinho contra Covid-19? Checamos!

A “receita milagrosa” tem circulado nas redes sociais e ainda é recomendado tomar duas vezes ao dia

Reprodução

Misturar laranja, limão e a planta medicinal melão-de-são-caetano cura o coronavírus? Essa “receita milagrosa” tem circulado nas redes sociais e a recomendação é que seja tomada duas duas vezes ao dia.

Na mensagem compartilhada, uma pessoa diz que ela e familiares apresentaram sintomas fortíssimos do coronavírus, como “dor de garganta, febre, falta de ar e cansaço até para falar, além de dor de cabeça e diarreia”.

A orientação dada é picar e refogar alho na manteiga e ingeri-lo duas vezes ao dia; além disso, outra receita é bater no liquidificador, com água, uma laranja e um limão com cascas e o melão-de-são-caetano.

Não existe qualquer embasamento científico para esta afirmação, não há fórmulas caseiras que tenham ação comprovada, seja na prevenção ou no tratamento do vírus, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.

O autor relata que “o resultado foi incrível”, e que em dois dias os sintomas passaram, sem necessidade de consulta médica.

Porém, 80% das pessoas com coronavírus são assintomáticas ou tem quadro leve, desse modo, se recuperariam da doença sem necessidade de atendimento. Logo, a evolução positiva do quadro iria acontecer de qualquer forma, sem influência de remédios caseiros.

O melão-de-são-caetano, é usado tradicionalmente em quadros de diabetes e problemas de pele. Teria ação cicatrizante, hipoglicemiante e antiviral. Pode ter efeitos, como diarreia, dor abdominal e vômitos e pode provocar aborto. Não convém o uso sem supervisão médica.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias