Governo promove ações do Agosto Dourado na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz

O leite materno é o alimento mais completo para os primeiros meses de vida, com todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês.

Reprodução

A campanha Agosto Dourado, com o tema “Juntos pelo aleitamento materno: fortalecendo redes de apoio às mães maranhenses, foi realizada esta semana na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na região Tocantina.   

O mês de agosto é conhecido por simbolizar o incentivo à amamentação. A cor dourada seria o padrão ouro de qualidade do leite humano. O leite materno é o alimento mais completo para os primeiros meses de vida, com todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês. 

“O agosto dourado é para fortalecer as ações que a gente faz o ano todo com essa rede de mães e familiares em relação à doação de leite. É importante o ato de doar quando essa mãe tem leite de sobra principalmente para que a gente possa garantir que esses bebês que estão conosco aqui na UTI Neo Natal, possam ter um acervo de leite durante todo o seu tratamento e internação na uti”, frisou a diretora geral da MARI, Tassiana Brandão, durante ação da campanha, quinta-feira (15), na unidade.   

A Maternidade de Alto Risco de Imperatriz atua no fortalecimento do cuidado, principalmente com o recém-nascido, gestantes e puérperas, beneficiando moradores de Imperatriz e mais 42 municípios da região.  A unidade conta com um banco de leite que beneficia em média 90 a 100 recém-nascidos por mês. Para atender a demanda, são necessários cerca de 180 litros de leite materno por mês.  “Imperatriz tem o privilégio de ter um banco de leite e uma das características de banco de leite é incentivar as mulheres para o aleitamento materno exclusivo e incentivá-las também para a doação de leite”, destacou a coordenadora do Banco de Leite da MARI, Fabiana Galeno. 

A dona de casa Diana Pereira Gonzaga dos Santos é uma das doadoras e ressaltou a importância desse gesto nobre. “A importância é dar vida a quem precisa de mais vida que são os nossos bebês, muito pequeninhos. São gotas de amor, são gotas de ouro, gotas de alimento, gotas de vida. A gente realmente conta cada gotinha para poder dar os ml que sustentam nossos filhos aqui”, concluiu. 

O banco de leite da MARI funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h. Lá, as mães que estão com dificuldade para amamentar recebem orientações em relação à posição e pega correta, e também sobre a importância do aleitamento exclusivo. Além disso, as doadoras são orientadas sobre a forma correta da coleta e armazenamento do leite. 

Aleitamento materno

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. O aleitamento materno é recomendado até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida.  

A Maternidade de Alto Risco de Imperatriz compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Em 2023 recebeu o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedido pelo Ministério da Saúde (MS). O selo garante que a unidade funciona dentro de todos os parâmetros e critérios que definem o hospital como amigo da criança.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias