RUMO AO BRASIL

Após 35 dias, brasileiros que estavam em Gaza embarcam hoje

A expectativa é que os brasileiros pousem no Brasil por volta da meia-noite.

O presidente deve recebê-los. (Foto: Arquivo Pessoal)

Após 35 dias de angústia, o grupo de 32 brasileiros que aguardavam a liberação para cruzarem a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, finalmente, vai pegar o avião no Cairo para retornar ao Brasil. Eles embarcam, hoje, ao meio-dia no horário local, chegando aqui por volta da meia-noite (horário de Brasília).

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve recebê-los. À tarde, o chanceler se reúne com Lula para acertarem a programação.

Ontem, depois de celebrar o fim da Operação Voltando em Paz, Vieira anunciou aos jornalistas que o governo brasileiro intensificará os esforços junto ao Conselho de Segurança das Nações Unidas na busca de soluções para o confronto no Oriente Médio.

“A situação desses brasileiros está momentaneamente resolvida, mas a situação do conflito é gravíssima. O presidente Lula continua muito envolvido na solução da questão. Sua intenção é voltar a tratar disso no Conselho de Segurança das Nações Unidas a partir desta semana, para que se possa encontrar uma forma de suspensão dessas hostilidades e a criação de uma pausa humanitária que possa levar ao alívio da população civil palestina em Gaza”, afirmou o chanceler.

O Brasil assumiu a Presidência rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro, coincidindo com o primeiro ataque do grupo extremista Hamas a Israel, ao que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reagiu com bombardeios, cujo fim parece distante.

“O presidente Lula tem falado constantemente com muitos chefes de Estado, com o secretário-geral da ONU, enfim, todos os atores importantes envolvidos”, disse Mauro Vieira. Segundo os dados do Itamaraty, desde o início da crise, Lula manteve diálogos por telefone com autoridades dos Emirados Árabes Unidos, de Israel, da Palestina, do Egito, da França, da Rússia, da Turquia, do Irã, do Catar, do Conselho Europeu, da Espanha e da Índia.

* Com informações do Correio Braziliense

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias