Quarta-feira de Cinzas dá início à Quaresma
Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a fazer orações e penitências, sendo a mais comum o jejum, com o objetivo de se prepararem espiritualmente para a Páscoa.
Acabou o carnaval e chegou a Quarta-Feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma, período de reflexão, arrependimento e preparação para a Páscoa. Esse tempo de recolhimento antecede a Semana Santa, em que a Igreja relembra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a fazer orações e penitências, sendo a mais comum delas o jejum, com o objetivo de se prepararem espiritualmente para a Páscoa. O período também é visto como uma oportunidade para se fazer caridade e ajudar os menos afortunados.
Em todo o Brasil, haverá missas especiais nas paróquias, igrejas e comunidades católicas. Em São Luís, a missa de imposição das cinzas será neste dia 22, às 17h30, na Catedral Metropolitana, situada na Praça Dom Pedro II, no Centro. “Com esta celebração, iniciaremos a Quaresma que é tempo de preparar a grande festa, a festa da vitória, da maior vitória de todos os tempos, a vitória do bem sobre o mal, da justiça sobre a injustiça, do amor sobre o ódio, da compaixão sobre a indiferença, da vida sobre a morte em Cristo pela ressurreição”, convida a Arquidiocese.
No Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, as missas serão realizadas às 6h30, 17h e 19h. “Caríssimos irmãos e irmãs, com a Celebração de Imposição das Cinzas, que será realizada na Quarta-feira (22), a Igreja inicia o período Quaresmal, tempo propício de oração, penitência e jejum. Assim, damos início à nossa caminhada com Cristo do Jardim das Oliveira até o triunfo na manhã do primeiro dia da semana, que é o Domingo da Ressurreição.
Tradicionalmente, na cerimônia, o padre passa cinzas, em formato de cruz, na testa dos cristãos. A cinza usada na cerimônia, geralmente, é obtida a partir de palmas queimadas e bênçãos no Domingo de Ramos do ano anterior.
“Com o suor do seu rosto
você comerá o seu pão,
até que volte à terra,
visto que dela foi tirado;
porque você é pó,
e ao pó voltará”.
(Gênesis 3, 19)
A Quaresma vai desde a Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Ramos. A contagem faz referência aos 40 dias em que Jesus esteve no deserto. O período lembra os quarenta dias de tentação de Cristo, quarenta dias de preparação para a Páscoa do Senhor. A partir da Quinta-feira Santa à tarde, tem início um novo período, o chamado tríduo pascal. O tríduo pascal compreende a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e a Páscoa.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641