MERCADO PUBLICITÁRIO

Sebrae é premiado como a 8ª marca mais valiosa do Brasil

Sebrae conquista três prêmio Colunistas Norte-Nordeste 2022, organizado pela Abracomp.

Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, e Danielle Abreu, curadora do Mobiliza SLZ, nas instalações de matracas, que obtiveram reconhecimento em premiação publicitária. (Foto: Divulgação)

No ano em que completa 50 anos (5 de julho), o Sebrae alcançou dois importantes reconhecimentos esta semana, consolidando sua importância como instituição aliada dos pequenos negócios geradores de riquezas e dinamismo econômico para o País.

O primeiro deles, a avaliação de sua marca entre as 10 mais fortes do Brasil, ao lado de players como Nubank, Ifood, Tramontina, O Boticário, Americanas e

Magazine Luiza, conforme o estudo global Brand Asset Valuator (BAV), divulgado esta semana.

O segundo reconhecimento veio do mercado publicitário regional, com a conquista de três medalhas no Prêmio Colunistas Norte-Nordeste 2022, organizado pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp).

O estudo BAV Valuation é uma ferramenta da agência de publicidade WPP que avalia as marcas mais valiosas do Brasil, com base em uma série de requisitos e atributos. A responsabilidade técnica do estudo é da TM20, BAV, WPP e da consultoria Superunion.

Trata-se do maior e mais tradicional estudo sobre marcas no mundo, mensurando o vínculo emocional com os consumidores, entre outros atributos das marcas avaliadas.

Essa conquista, de acordo com especialistas, resulta da relevância do Sebrae como o guardião das micro e pequenas empresas e por sua rápida digitalização e adequação às necessidades do segmento durante e após a pandemia.

No Brasil, o estudo BAV avaliou 1.700 marcas a partir de 16.000 entrevistas realizadas entre outubro e dezembro de 2021. A pesquisa considera 48 atributos dentre as dimensões de diferenciação, relevância, estima e familiaridade – como responsabilidade social, originalidade, progresso, dinamismo, confiança, utilidade e valor agregado.

Para composição do ranking das Marcas mais Valiosas, o estudo leva em conta uma série de atributos das marcas e dois critérios essenciais: a diferenciação (o quanto a marca captura dos 48 atributos da pesquisa) e a relevância (o quanto a cultura da marca é relevante na vida dos consumidores).

A partir destas duas dimensões do estudo foi elaborado o ranking das marcas brasileiras mais fortes, onde o Sebrae figura como a 8ª de maior valor.

“O Sebrae possui uma das marcas mais fortes no Brasil. Esse é um belo reconhecimento de uma marca que já era conhecida, mas aparentemente está sendo mais relevante na vida das pessoas”, afirma o fundador da consultoria TM20 Branding, Eduardo Tomiya.

Segundo ele, “é uma espécie de devolutiva a tudo que a instituição tem entregado como grande parceira dos pequenos negócios”, diz Eduardo, explicando que a avaliação resulta da dimensão alcançada pelo Sebrae na missão de apoio aos pequenos negócios durante a pandemia.

“Esse é o fruto do nosso trabalho de caminhar lado a lado com os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Pela primeira vez o Sebrae entrou nesse ranking e já apareceu com essa performance entre os TOP

10. Esse é um grande marco, sobretudo no ano do cinquentenário, e o mérito é de todo o Sistema Sebrae. Essa conquista referencia nossa história e já indica potencial de futuro do Sebrae”, completa Melles.

Prêmio Colunistas Norte-Nordeste 2022

Já no Prêmio Colunistas Norte-Nordeste, divulgado nesta quarta-feira (15/06), o Sebrae conquistou três medalhas – uma de ouro e duas de bronze, consagrando campanhas que exaltam o empreendedorismo e o apoio aos pequenos negócios do Maranhão.

Trata-se do maior festival de publicidade do norte e nordeste, organizado anualmente pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp).

O Sebrae foi premiado com a Medalha de Ouro, concorrendo com a campanha do Mobiliza SLZ, na categoria Case Social ou Comunitário, desenvolvido pela agência Quadrante Design.

E levou, ainda, duas Medalhas de Bronze: a primeira, com as Matracas da Ilha, na categoria Case de Design de Ambientação, também desenvolvido pela agência Quadrante Design; e a segunda, com o case Ei, pequeno, Compre do Pequeno!, na categoria Mídias Integradas Institucional ou Corporativa, desenvolvido pela agência Mallmann Marketing.

Essa é a terceira campanha/projeto de comunicação e marketing desenvolvido e coordenado pelo Sebrae no Maranhão a ser premiado tecnicamente. Em 2021, a campanha “Acredite. Quem acredita abre mais portas” venceu o Prêmio Guarnicê de Cinema na categoria Melhor Filme Publicitário.

Para Mauro Borralho, Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, “esse resultado, muito mais que uma premiação, sublinha o reconhecimento do mercado publicitário à qualidade dos produtos de comunicação do Sebrae, mas também ao papel e à relevância da Instituição como parceira dos pequenos negócios”.

“Trata-se de algo que está em nossa missão, internalizado no dia a dia. Temos orgulho de ser a força que ajuda a impulsionar, consolidar e fazer crescer os pequenos negócios do Brasil, geradores de riquezas e dinamismo econômico e de muitas transformações relevantes para inúmeras pessoas e famílias”, afirma Mauro Borralho.

“Nestes 50 Anos, No caso do Mobiliza, nos orgulha saber que um projeto concebido como forma de apoio e geração de conexões na pandemia, focando os segmentos de cultura, economia criativa e turismo, alcance esse êxito e reconhecimento. De parabéns todos os que trabalharam por essas conquistas e que venham mais outras”, comemorou o executivo.

Oitava marca mais valiosas do Brasil, Sebrae fortalece compromissos com pequenos negócios. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias